Páginas

sábado, 19 de agosto de 2017

SECRETARIA ESTADUAL DE AGRICULTURA PROMOVE “DIA DE CAMPO”, EM MACAÉ, COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO



Com o objetivo de gerar mais desenvolvimento para a região Norte Fluminense, a secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento realizou, hoje, o “Dia de Campo”, na Fazenda Ilha da Saudade, em Macaé, sobre o cultivo empresarial de feijão. O evento foi uma realização da Pesagro-Rio, empresa vinculada à secretaria estadual de Agricultura em parceria com a B.J. Agropecuária.
Na programação, além de visitas a experimentos com cultivares adaptadas para a colheita mecânica e campos de produção, os participantes assistiram a palestras de pesquisadores da Pesagro-Rio e Embrapa/Solos sobre plantio direto, fixação biológica de Nitrogênio na cultura do feijão e manejo do solo e a agricultura conservacionista.
Na Fazenda Ilha da Saudade, foram cultivados 200 hectares de feijão, com cultivares adaptadas para colheita mecânica, a produtividade alcançou 2.500 kg/hectare, enquanto no Estado esse valor é de 1.000 kg/hectare.
Macaé é o maior produtor estadual de feijão. Segundo dados da Emater-Rio, no último ano, 43 produtores do município colheram 270 toneladas do grão.
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, deputado Jair Bittencourt disse que essa é uma oportunidade de levar crescimento para esse segmento da região. “O que estamos fazendo aqui é unir a tecnologia e estudo que a Pesagro-Rio faz com o trabalho extensionista da Emater-Rio e as parcerias com o produtores e empresas do meio para que assim os seguimentos envolvidos com a nossa secretaria possam se desenvolver. No caso de hoje, estamos desenvolvendo a agricultura no cultivo de feijão e outros grãos no Norte Fluminense, onde o mais forte é a agropecuária com o gado de corte”, analisou o deputado Jair Bittencourt.
O pesquisador da Pesagro-Rio, Benedito Fernandes Filho, explica que a produção de feijão no estado decresceu nas últimas três décadas, em virtude da inviabilidade econômica da lavoura para os pequenos cultivos. “Além da agricultura familiar, o Rio de Janeiro também pode produzir grãos em escala empresarial em Regiões como os Vales dos Rios Macaé, São João, Una e Paraíba do Sul”, frisou Benedito.
Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária Pesca e Abastecimento
Assessoria de Comunicação de Jair Bittencourt

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário