Páginas

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

NO ESPÍRITO SANTO, BOM JESUS DO NORTE É O MUNICÍPIO COM MENOS IMÓVEIS SEM ESGOTO INTERLIGADO NA LISTA DA CESAN

O município da Serra, na Grande Vitória, é o que tem maior número de imóveis que jogam seu esgoto no meio ambiente. Segundo a lista divulgada na última segunda-feira (2) pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) 10.604 imóveis na cidade ainda não fizeram – nem solicitaram – a interligação de esgotamento sanitário junto ao órgão.

No total, fulguram na lista 27 cidades capixabas. Seguindo a Serra, outros quatro municípios da região metropolitana encabeçam a lista: Vitória (7.836), Vila Velha (7.836), Cariacica (7.058) e Guarapari (3.981). Bom Jesus do Norte e Castelo são os municípios com menos ocorrências no rol, um e três, respectivamente.
Outro destaque na lista é Montanha, no Norte do Estado. De acordo com a Cesan, 2.191 residências não estão destinando corretamente seu esgoto. O número, que é o maior entre os municípios fora da Grande Vitória, fica ainda mais expressivo se comparado com o tamanho da população. Segundo a contagem do IBGE, a cidade possui pouco mais de 19 mil habitantes espalhadas, também de acordo com o censo do Instituto, em 5,5 mil moradias.
Órgãos públicos não fizeram o dever de casa
Oitenta e seis prédios públicos localizados na Região Metropolitana da Grande Vitória estão na lista dos que possuem infraestrutura de esgotamento sanitário, mas não se ligaram à rede de coleta e tratamento de esgoto. Escolas, unidades de saúde, prédios administrativos de prefeituras municipais, como o da prefeitura de Cariacica, localizada no bairro Alto Laje, apareceram na lista da Cesan.
A iniciativa de divulgar os dados aconteceu após decisão unânime da Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI), que deliberou em última instância os pedidos de informação negados pela Cesan, considerando o sigilo dos dados com base no direito dos usuários à privacidade. No entanto, a comissão entendeu que, nesse caso, prevaleceu o direito coletivo de ter acesso a esses dados.
A publicação das informações é regulamentada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP).

ES HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário