Páginas

domingo, 1 de outubro de 2017

SECA FAZ NÍVEL DO RIO DOCE CHEGAR A ZERO

Rio Doce
Com a baixa do nível do Rio Doce em Colatina, os bancos de areia ficam visíveis mostrando a gravidade da situação. Foto: Reprodução/Facebook/Colatina em Ação
A estiagem prolongada em Colatina, em função da falta de chuvas, fez com que o Rio Doce chegasse ao nível zero. Situação que já causa preocupação em autoridades e moradores. Com isso, o prefeito Sérgio Meneguelli emitiu um decreto solicitando ao governo do Estado o reconhecimento da situação de emergência. O Rio Doce é o principal rio usado para abastecer o município.
Segundo Meneguelli, o momento é de preocupação, já que as captações de água para abastecer a cidade estão comprometidas.
“Enquanto gestor do município, estou me antecipando para o que pode vir a acontecer. Temos previsão de chuva, mas não sabemos se de fato vai ou não chover. Outra preocupação é que um dos rios que deságua no Rio Doce, o Rio Santa Joana, usado para abastecer Itarana e Itaguaçu, não está mais desaguando aqui como antes”, contou.
Apesar de o Rio Doce estar repleto de bancos de areia, Antônio Demuner, diretor do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), órgão responsável pela captação, tratamento e distribuição da água do Rio Doce, informou que até o momento não há riscos de haver racionamento no município.
“A nossa captação caiu sim, mas apesar disso estamos conseguindo captar bem, pois trabalhamos com bombas flutuantes, mas vale também ressaltar a importância do uso consciente da água”, garantiu.

Reportagem: Elan Costa A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário