Páginas

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

DELEGADO ALERTA PARA CUIDADOS DURANTE OS SHOWS NO VERÃO

O verão chegou e com a estação mais esperada do ano vem também os shows e o aumento da criminalidade. Por isso, a Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) vai fechar o cerco contra a ação dos bandidos realizando operações especiais, mas também alerta sobre os cuidados que as pessoas devem ter nos eventos.
O delegado da Depatri, Marcus Nery afirmou que “nossa meta é orientar, em primeiro lugar, e prender todos aqueles que vem para nossa cidade atrapalhar a vida do morador e do turista”. Nery disse ainda que também vai focar na criminalidade no interior de Guarapari. “Nossa preocupação também é atender as demandas da população do interior. Ela deve ficar atenta com quem frequenta sua casa para não correr o risco de receber informantes de criminosos”.
Ele relatou como os criminosos agem durante os shows. “Eles agem com destreza quando a pessoa fica muito atenta ao show e relata quanto aos seus bens materiais como, por exemplo, quando coloca celulares nos bolsos e bolsas na parte de traz do corpo. Eles também ficam atento as pessoas embriagadas que acabam não tendo o devido cuidado com seus bens materiais. Outra forma de agir é a simulação de confusões até mesmo entre eles e durante o tumulto alguns visualizam o que vão levar. Há também o golpe do Don Juan, o cara boa pinta que chega na menina e enquanto ele fica com ela um amigo rouba os pertences”.
O delegado explicou para alguns cuidados que as pessoas que vão se divertir nos eventos durante o verão devem ter. “Elas devem tomar precaução ao uso de bebidas alcoólicas para se forem conduzir veículos automotores e também em relação a guarda de objetos. Deixar objetos de valor em casa e levar no máximo um cartão de débito ou o dinheiro que for gastar e a identidade. Não usar bolsas viradas para a parte de trás do corpo e se levar objetos de valor, tentar acondicionar de outra forma para que não fique tão exposto”.
Nery também fez um alerta sobre o perigo de consumir drogas durante os eventos. “A gente tem visto laudos em que as pessoas tem cada vez mais consumido drogas que colocam a vida delas em risco. As drogas não estão sendo feitas apenas para dar o efeito alucinógeno, mas sim com o único objetivo de dar lucro para os traficantes, que na hora de fabrica estão reduzindo cada vez mais a quantidade de entorpecente e misturando com medicamentos mais baratos e isso causam sérios problemas para a saúde de quem usa”. 
“A sociedade vive de modinhas e o uso de drogas é uma necessidade de alguns por estar na moda. Ao longo de drogas o consumo de bebidas era proibido em diversos locais como, por exemplo nos Estados Unidos. A máfia se resumia ao tráfico de bebidas alcóolicas. O cigarro também era proibido e as pessoas que bebiam e fumavam faziam isso por questão de modismo, por ser rebelde e por ser contra o sistema. Hoje isso também acontece, mas na verdade, a pessoa está dando dinheiro para o traficante e prejudicando a própria saúde”, afirmou Nery.
Dados: Segundo o delegado, durante o verão passado a Depatri realizou a Operação Projeto Verão, que prendeu quadrilhas especializadas em cometer furto de celulares em eventos. Em uma única operação 12 pessoas foram presas. Na Operação Legalidade Formal, realizada em conjunto com a PM para o combate de tráfico de drogas e pessoas embriagadas conduzindo veículos, mais de 200 carros foram abordados, diversas drogas foram apreendidas e mais de 35 pessoas foram presas.
Ao longo do ano mais de 1.300 telefones foram recuperados, sendo que 915 foram durante a Operação Steve Jobs, que prendeu uma quadrilha de sete pessoas que furtou uma carga de Iphones S6 Plus. Ainda de acordo com Nery, a Depatri prendeu mais de 100 pessoas em 2017, sendo a maioria em operações de combate ao crime contra o patrimônio.

Portal 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário