Páginas

sábado, 13 de janeiro de 2018

CIDADE CAPIXABA É RECONHECIDA COMO “PIONEIRA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL”

Italianos em Santa Teresa: influência pela imigração é reconhecida por Lei. Foto: Prefeitura de Santa Teresa
Foto: A Tribuna
A cidade capixaba de Santa Teresa foi reconhecida como o município "Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil". O "título" foi estabelecido por meio da Lei 13.617, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12).
Segundo o texto da Lei, o dia 26 de Junho passa a ser a "Data do Reconhecimento do Município de Santa Teresa, no Estado do Espírito Santo, como Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil"
A lei foi criada com base em um projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES), aprovada em 12 de dezembro do ano passado.
Os italianos em Santa Teresa
De acordo com a Prefeitura de Santa Teresa, a primeira expedição de italianos para o Espírito Santo foi batizada com o sobrenome do seu idealizador, Pietro Tabacchi. Segundo o sociólogo italiano Renzo M. Grosselli, no livro “Colônias Imperiais na Terra do Café”, da Coleção Canaã do APEES, Tabacchi era um italiano oriundo de Trento que já se encontrava no Espírito Santo desde o início da década de 1850.
Em 17 de fevereiro de 1874, chegava ao porto de Vitoria o navio “La Sofia”, conduzindo 388 imigrantes italianos provenientes, em sua maior parte, da província de Trento. Eles foram contratados por Pietro Tabacchi, que possuía a fazenda “Monte das Palmas”, em Santa Cruz. Foi a primeira expedição em massa de camponeses da Itália para o Espírito Santo e daria início à epopeia emigratória dos italianos para o Brasil.
Ainda segundo a prefeitura, o nome da cidade tem duas possíveis origens ou até mesmo uma união das duas situações. Uma delas provém da fé de uma das colonizadoras que, aos pés de uma árvore conhecida na região por Pau-Peba, fixou uma imagem de Santa Teresa, trazida da Itália. Na sombra dessa árvore se reuniam os colonizadores para suas orações. A segunda dá-se pelo fato da Estrada de Santa Teresa, que ligava Vitória (ES) a Coité (MG), cortar o Núcleo Timbuy.

A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário