Foto: A Tribuna
Um empresário capixaba foi indiciado pela Polícia Federal por dois crimes eleitorais após ser acusado de publicar e compartilhar fake news na véspera das eleições de 2014. As informações são da Revista Veja.
De acordo com a publicação, o empresário é apontado como responsável por uma página falsa de um site de notícias que divulgou uma suposta pesquisa eleitoral que apontava que o então candidato à reeleição ao governo Renato Casagrande (PSB) tinha 52% da intenções de voto enquanto seu concorrente, Paulo Hartung (MDB), estava com 39,8%.
A notícia falsa se espalhou rapidamente pelas redes sociais. O caso virou uma investigação da Polícia Federal e foi uma das primeiras do país a envolver eleições e fake news.
O inquérito foi concluído em junho do ano passado e o empresário foi indiciado por divulgação de pesquisa fraudulenta e obstrução do exercício do voto.
O caso capixaba será utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater as fake news nas eleições presidenciais deste ano. Até março, o TSE pretende baixar uma norma que estabelece punições para quem fabricar ou propagar fake news com o intuito de influenciar eleitores.
A Tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário