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sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

TIRAR CARTEIRA DE MOTORISTA VAI DAR MAIS TRABALHO EM 2018

Agora, quem quiser tirar a carteira nacional de habilitação vai ter que passar mais tempo na prática antes de obter o documento. O departamento Nacional de Trânsito organizou algumas mudanças no processo de formação de novos condutores.

De acordo com informações do órgão um dos objetivos é melhorar o índice de aprovação e a qualidade na educação dos novos motoristas. E entre as principais mudanças está o aumento da carga horária das aulas. Agora quem for tirar habilitação para carro terá que estudar até 90 horas, por exemplo.

TESTES

Outra modernidade também fará parte desse processo. O registro será feito por biometria e haverá o vídeo monitoramento da participação dos alunos em aulas práticas e teóricas evitando assim as fraudes. No Ceará por exemplo, a taxa de reprovação ultrapassou três vezes depois que foram implantados câmeras de videomonitoramento das provas. A média no estado que era de 14% subiu para 43% de acordo com o Detran – CE. A verificação eletrônica incomodou servidores e candidatos. Mas o órgão se defende dizendo que o problema está na má formação.
A segurança redobrada também conta nessa formação. Com a tecnologia de ponta, fraudes e subornos que por anos mancharam a credibilidade do processo de habilitação foram praticamente zerados no estado.
EM CACHOEIRO
Segundo a empresária Danielle gentil da auto escola Directran, em Cachoeiro o novo processo vai beneficiar os candidatos, que estarão mais preparados para fazer as provas e tirar a sua habilitação além de resultar na segurança do Centro de Formação de Condutores em atender cada um dos seus alunos. De acordo com Danielle, “os alunos precisam ver que a autoescola não é um obstáculo para tirar a carteira de habilitação”.
SIMULADOR
A obrigatoriedade do simulador de direção poderá diminuir o índice de reprovação. A ideia é que os alunos passem por cinco aulas de 30 minutos com o equipamento, que cria situações reais de momentos críticos em um cenário virtual.
REPROVAÇÕES SEGUNDO A CIÊNCIA
Boa parte dos candidatos tem 18 anos. Como esta é a fase em que o córtex pré-frontal, área cerebral responsável pela tomada de decisão, ainda está amadurecendo, o resultado na prova, que é baseada em iniciativa, pode não ser satisfatório.
Homens e mulheres têm capacidades diferentes: eles têm mais orientação espacial, por isso, é tão difícil para elas concluírem as provas de baliza, necessitando de mais tempo de treinamento.
O estresse libera cortisol, hormônio que atrapalha o funcionamento das atividades cognitivas, principalmente da memória e da avaliação da situação emocional a ser enfrentada.
Se o percurso fosse realizado antes da baliza, o resultado seria melhor, pois, no cérebro, os movimentos mais amplos preparam para os movimentos mais precisos, dizem especialistas.
MUDANÇAS
Carro
Mudança da carga horária nas aulas práticas e teóricas, que vão aumentar de 70 para 90 horas, divididas entre 34 horas de aulas básicas e 26 de aulas específicas.
Registro da presença do aluno nas aulas por meio de vídeo monitoramento e biometria
Moto
Pratica de 10 horas obrigatórias na via pública
Mudança na carga horária das aulas, que vão de 65 para 85 horas
Caminhão
Exigência do curso teórico
Mudança na carga horária total, aumentando de 20 para 40 horas
Ônibus
Exigência do curso teórico
Mudança na carga horária total, aumentando de 20 para 40 horas
Em caso de reprovação, o aluno deverá cumprir mais 5 aulas antes de realizar uma nova prova
O tempo para a conclusão do curso aumentará de 12 para 18 cursos
O motorista poderá fazer um curso à distância para renovar a CNH
Antes de agendar o exame teórico, o aluno deverá fazer uma avaliação prévia no CFC

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