O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está finalizando o censo Agropecuário de todo o Brasil e começa a apresentar os dados preliminares aos municípios recenseados. Na manhã desta quarta-feira (18/07) aconteceu reunião entre a Comissão Municipal de Geografia e Estatística e representantes do IBGE, ocasião em que os números sobre o censo de Bom Jesus do Norte foram apresentados. O encontro aconteceu no Prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no centro da cidade, sendo a apresentação conduzida pela Coordenadora de subárea do instituto, Márcia Meneguelli.
O ultimo censo agropecuário brasileiro foi feito em 2006. O atual levantamento aconteceu no período de 01/10/2017 a 29/03/2018 em todos os municípios brasileiros contemplando dados de todas as propriedades rurais.
O ultimo censo agropecuário brasileiro foi feito em 2006. O atual levantamento aconteceu no período de 01/10/2017 a 29/03/2018 em todos os municípios brasileiros contemplando dados de todas as propriedades rurais.
Pelos dados preliminares apresentados, Bom Jesus do Norte saiu de 151 para 192 propriedades rurais. “Podemos ter uma propriedade registrada no cartório, mas nesse espaço funcionam dois estabelecimentos ou até três, então contabilizamos duas ou três unidades, como for o caso”, explicou Márcia.
No setor de pecuária, o município conta com 6.347 bovinos, seguido de 237 equinos e 92 suínos. Na produção leiteira, Bom Jesus do Norte ultrapassa a marca de hum milhão e meio de litros/ano.
Na agricultura, em levantamento feito de plantio de culturas permanentes, a maior produção registrada é do café, tipo arábica, com mais de 100 hectares plantados, seguido do café, tipo conilon, com cerca de 70 hectares. A banana é o segundo produto mais produzido com área plantada de aproximadamente 27 hectares seguido do palmito e do eucalipto.
Nas culturas temporárias os destaques são para a produção de milho e feijão com cerca de 20 e 16 hectares respectivamente. No setor de horticultura os destaques foram para a produção de couve, abobrinha, taioba e alface.
Os dados apresentados serão avaliados pela comissão municipal de geografia e nas próximas semanas serão disponibilizados oficialmente no site do IBGE.
Na avaliação do Prefeito Marquinhos Messias, que esteve presente ao encontro, a atualização dos dados será muito importante para tomada de decisões. “Hoje nós temos em mãos dados bem claros e atualizados da realidade da nossa agricultura e pecuária. A partir dessas informações podemos planejar ações pontuais visando melhorar o setor produtivo como um todo”, analisou o prefeito.
Ascom PMBJN
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário