Páginas

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

40 ANOS DE APAE

A imagem pode conter: flor
Foto/Marisa Borges
Há quarenta anos era fundada a APAE de Bom Jesus do Itabapoana, fruto do amor, do elevado espírito de solidariedade e da bondade de um seleto grupo de bonjesuenses que, à época, previram a premente necessidade de amparar, educar, acolher, valorizar, estimular, proporcionar melhores condições de Vida e dar um sentido aos destinos da Pessoa com Deficiência Intelectual ou Múltipla de Bom Jesus e cidades vizinhas.
Quatro décadas depois, todos os dias festejamos os abençoados benfeitores, verdadeiros e destemidos heróis que desbravaram um campo desconhecido e partiam em busca de soluções e caminhos para se erguer a APAE dando à Pessoa Deficiente seus primeiros direitos e amparos legais bem como suporte para vencer preconceitos e se apresentar diante da sociedade como um ser humano capaz, produtivo, eficiente e de habilidades até então desconhecidas ou pouco valorizadas.
Muitos são os profissionais e voluntários que enriquecem a base moral, administrativa e técnica em que o nome da APAE de Bom Jesus se edificou. Anos de muitas dificuldades, de trabalho, projetos a executar e sonhos que saíram dos corações generosos de muitas pessoas bondosas e desbravadoras que se dispuseram a derrubar barreiras burocráticas e estigmas vencidos para abrir caminho para a nova ordem: a Pessoa Deficiente merece ter e exercer os mesmos direitos doados ao seu irmão. Assim dispostos, A APAE foi agregando mais Amigos e mais Pais e mais profissionais que se especializaram em olhar o Deficiente com olhos de respeito e amor. E descobriram, e aprenderam um com o outro, como são ricos e plenos de surpresas e de um querer crescer e fazer parte se incluindo no meio social e profissional da vida comum de todos. Solidariedade, bondade, generosidade, amor ao próximo e oportunidades sempre fizeram parte da evolução da APAE. Sem o outro a APAE não se sustenta. Daí a necessidade de mais e mais eficientes políticas públicas. Em todas as esferas políticas, necessitamos de mais suporte, valorização e ampliação de direitos outrora conquistados. Com a descoberta de diagnósticos antes mal resolvidos, proliferam-se síndromes e doenças raras que carecem de urgente olhar e de modificação de ações de saúde pública. Trabalho árduo que uma nova geração de pessoas ligadas à APAE se preocupa e busca solução. Incansável e sem nos permitir estagnar, a APAE de Bom Jesus do Itabapoana-Rj não se permite esquecer um único dia sequer daqueles que, há quarenta anos e à frente do seu tempo, foram beneméritos pioneiros e traçaram um caminho de luz para que a equipe que hoje atua na Instituição, voluntários, funcionários e direção, prossiga buscando a melhor e mais eficiente maneira da Pessoa Deficiente Intelectual ou Múltipla receba sua quota de dignidade, valorização e de amor. Diariamente desejamos ver os deficientes circulando , passeando , trabalhando, tenho uma profissão digna e conquistando uma independência plena, física, emocional e profissional. Trabalhamos para isto, dentro e fora dos muros da APAE.
Parabéns a todos os apaeanos. Feliz Aniversário, APAE!
Marisa Borges
Mãe, voluntária diretora social

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário