Páginas

domingo, 25 de novembro de 2018

ESPÍRITO SANTO REGISTRA, EM MÉDIA, 42 CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES DIARIAMENTE


Foto/Raíssa Bravim

No cenário de violência do Espírito Santo, a mulher precisa lidar com vários medos diários. Seja o medo da violência urbana, de crimes sexuais, seja a visão de fragilidade e vulnerabilidade que as torna potenciais vítimas de assaltos, o medo de andar nas ruas. 
Mas um fator que chama a atenção do capixaba, ao longo dos anos, é a colocação do Espírito Santo como um dos estados com maiores índices de violência doméstica, que torna as mulheres reféns dentro de suas próprias casas, nos seios de suas famílias.
Neste domingo, 25 de novembro, comemora-se o dia internacional da não violência contra a mulher. Entretanto, os números de crimes praticados contra as mulheres, seja a nível estadual ou nacional, não deixam muito espaço para comemorações.
No Espírito Santo, de acordo com a Polícia Civil, de janeiro a setembro de 2018, 11.591 boletins de ocorrência por agressão contra mulheres foram registrados nas Delegacias Especializadas em Atendimento a Mulher (Deam) do estado. É uma média de 42 casos por dia. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), 78 mulheres foram mortas de janeiro a outubro deste ano, 50 casos de homicídios dolosos e 28 feminicídios, oito destes na Grande Vitória.
Em todo o Brasil, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2017 foram registrados 221.238 casos de mulheres agredidas em todo o país. É uma média de 606 agressões por dia. Quanto aos crimes de feminicídio, no ano passado o Brasil registrou 1.133 casos, além de 60.018 casos de estupro.

Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário