Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

MORADORES INTERDITAM TRECHO DA BR 101 EM MANIFESTAÇÃO




Moradores interditaram o km 73 da BR 101, na manhã desta quarta-feira (21), entre as localidades de Tapera e Ururaí. Ateando fogo em madeira, galhos e colchão, os manifestantes reivindicam iluminação pública, faixa de pedestres e redutores de velocidade no local. Os postes da região estariam apagados. O ato teve início por volta das 9h, interditando os dois sentidos da rodovia por quase quatro horas. O trânsito foi liberado em meia pista, por volta das 13h15, a partir de entendimento feito entre os manifestantes e a PRF, que esteve no local para garantir a segurança dos moradores e motoristas. 
— Estamos reivindicando energia na BR. Essa semana, no dia 16, morreu meu sobrinho, de 14 anos, atropelado por um caminhão. Aqui não tem um radar, nem quebra-molas. Estamos numa área urbana, as crianças precisam atravessar a BR para ir para escola. No começo do ano o pai de um dos moradores também morreu por falta de iluminação. Vão esperar perder mais uma vida para tomarem uma atitude? — disse a moradora Simone Vieira da Silva, de 32 anos. 
A moradora Maira Corolano Freitas, de 26 anos, disse que diversas solicitações foram feitas junto à Autopista Fluminense e a Prefeitura, mas até hoje não foram atendidas."O problema acontece só aqui nesse trecho do Tapera III. As contas vêm e pagamos por uma taxa de iluminação pública que não temos. Com isso está tendo muito assalto", relatou.
A Arteris Fluminense, concessionária que administra a rodovia, informou que durante a manifestação, o trânsito seguiu no esquema de pare/siga. Agentes da PRF e da Polícia Militar também estiveram no local.
Sobre os problemas de energia elétrica, a superintendência de Iluminação Pública, por meio de nota, explicou que a manutenção da iluminação no trecho é realizada pela concessionária Arteris, mas que o órgão municipal foi ao local para vistoria e identificou furto de transformador, o que pode ser reparado pela concessionária Enel. “A superintendência de Iluminação Pública oficiou e também reforçou junto a Arteris o pedido à concessionária de energia, já que somente a mesma poderia fornecer a energia necessária para religar a iluminação no trecho”.
A Arteris Fluminense relatou que o furto afeta o abastecimento de energia entre as regiões de Tapera (km 72) e Ururaí (km 74) da BR 101, e que o fato já foi comunicado à concessionária de energia local. Já sobre as demais reivindicações dos moradores, a Arteris disse que também vai submeter à aprovação da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) a instalação de redutores de velocidade no trecho. “Dois displays de velocidade foram instalados na região de Tapera em 2018: km 70+900 sul e km 71+150 norte”.
Sobre os materiais furtados, a Enel informou que equipes técnicas serão enviadas ao local para efetuar a reposição dos equipamentos e normalizar o serviço. Segundo a concessionária, o fornecimento de energia para os moradores da região não foi prejudicado.
Adolescente atropelado - Na noite da última sexta-feira (16), um adolescente de 14 anos, identificado como Raí, morreu atropelado no km 72 da BR 101, na atura da localidade de Tapera, por volta das 22h20. O motorista fugiu do local e ainda não foi localizado.

Folha1

Nenhum comentário:

Postar um comentário