Foto:Reprodução/Internet
Conhecida como Rainha Santa Isabel de Portugal, Isabel de Aragão nasceu na realeza desta região como uma infanta aragonesa em 1271. Foi criada num ambiente extremamente religioso e era sobrinha-neta de santa Isabel da Hungria.
Com apenas 12 anos de idade foi prometida em casamento ao rei de Portugal D. Dinis I, tornando-se assim a rainha consorte desta nação.
Mesmo vivendo na realeza, Isabel sempre se dedicou ao seu povo de modo ativo. Fundou diversos mosteiros e fez muitas obras sociais, usando as suas posses para sustentar asilos, hospitais e creches. Ajudava principalmente os idosos e doentes, em especial os leprosos.
Existem vários milagres atribuídos a esta santa, sendo o das rosas o mais popular. De acordo com os relatos, Isabel levava pães escondidos em seu vestido para dar aos pobres. Um dia foi surpreendida por seu marido, o rei, que lhe perguntou o que trazia escondido no vestido. Isabel respondeu que eram rosas, e ao mostrar o que levava surgiram mesmo rosas em vez de pães.
A santa morreu aos 66 anos, em 4 de julho de 1336, em Estremoz, mas foi sepultada em Coimbra, conforme desejava, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
A lenda ainda conta que quando o seu corpo estava sendo transportado para Coimbra, onde seria sepultado, ao invés de exalar mau cheiro por causa da decomposição, o seu corpo cheirava a um aroma muito agradável de rosas.
Santa Isabel foi Beatificada em 1516, pelo Papa Leão X e Canonizada pelo Papa Urbano VIII, em 1625.
Santa Isabel é Padroeira da cidade de Coimbra em Portugal e da Usina santa Isabel em Bom Jesus do Itabapoana.
Na Usina às 19hs Procissão
Ás 19h30 Santa Missa celebrada pelo Padre Márcio Ferreira Viana
Calendarr
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário