· Cerca de 26 mil vacinas AstraZeneca aplicadas no Brasil estavam fora do prazo de validade
· Quem tomou a vacina fora da validade deve esperar 28 dias e se vacinar novamente
· Município que mais aplicou doses vencidas foi Maringá, no Paraná
Pelo menos 26 mil doses da vacina AstraZeneca aplicadas no Brasil estavam vencidas. A informação foi revelada pela Folha de S. Paulo e constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde.
Ao todo, são oito lotes da vacina AstraZeneca que foram importados ou adquiridos por meio de consórcio. Um dos lotes expirou em 29 de março e o que está fora da validade há menos tempo venceu em 4 de junho.
Atualmente, a AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil e corresponde a 57% das aplicações em 2021. O prazo de vencimento do imunizante é de 6 meses após a fabricação.
Os dados sobre as vacinas expiradas foram adquiridos a partir de um cruzamento entre as informações do Data SUS e do Sage (Sala de Apoio à Gestão Estratégica), pelo número dos lotes de vacinas. Foram consideradas doses aplicadas até 19 de junho.
Até a data, foram aplicadas 25.935 doses vencidas. Entre os oito lotes, quatro eram do Instituto Serum, da Índia, e os outros quatro da Organização Pan-Americana de Saúde, a Opas. As vacinas foram distribuídas entre janeiro e março pelo governo federal, antes do vencimento. Entre as vacinas expiradas não estão aquelas produzidas pela Fiocruz.
No total, o PNI repassou 3,9 milhões de doses e 140 mil não foram usadas até o prazo de validade. Entre elas, quase 26 mil foram usadas após o vencimento.
Entre as doses expiradas aplicadas, 70% correspondiam a um mesmo lote do Instituto Serum, o “4120Z005”, vencido em 14 de abril.
Yahoo Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário