Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

OS 11 ANOS DO ESPAÇO CULTURAL LUCIANO BASTOS

Há 11 anos, no dia 12 de agosto de 2011, foi fundado o Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB) pelos filhos de Luciano Bastos: Cláudia, Paula, Francia e Gino, que transformaram o prédio do antigo Colégio Rio Branco na sede da entidade.
A fundação seguiu o desejo de Luciano Bastos, antes de seu passamento, no dia 8 de fevereiro do mesmo ano. Ele manifestou, aos filhos, o interesse em que os mesmos preservassem o prédio e o acervo. Seus filhos mantêm a entidade, desde então, com recursos próprios. A inauguração contou com a presença marcante do consagrado Grupo Musical Amantes da Arte.
Contando com o acervo do educandário- fundado em 25 de maio de 1920-, biblioteca, espaço para cinema, auditório para apresentação de teatro, exposições e apresentação de piano, além do Museu da Imprensa, que contém uma raridade, entre outras: uma máquina francesa Allauzet, do século XIX. O ECLB conta ainda com várias preciosidades, entre os quais, um acervo dos jornais de Bom Jesus do Itabapoana desde 1906, quando da edição do nosso primeiro jornal, ITABAPOANA.
Desde então, o ECLB tem sido alvo de muitas visitas, especialmente de educandários. Vários lançamentos de livros, cds e espetáculos têm ocorrido nesse espaço sagrado. O ECLB prossegue, portanto, o antigo Colégio Rio Branco, servindo à sociedade bonjesuense e à região, como era desejo de Luciano Bastos.

O Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário