Em 2000, o Professor Fabio Sousa Vargas instituiu no CENC (Centro Educacional Novo Caminhar), inéditas aulas de xadrez para as turmas do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
Em 2009, com a retomada dos Jogos Estudantis em Bom Jesus do Itabapoana-RJ, Fabio, trabalhando na prefeitura, fez uma solicitação ao Ministro do Esporte, na época, Orlando Silva, pedindo doação de jogos de xadrez. Ele tinha o conhecimento de que havia um programa chamado Pintando a Cidadania, onde os presos confeccionavam esse material. A prefeitura recebeu 240 kits, que foram distribuídos às escolas. Posteriormente, a prefeitura organizou um Curso de Arbitragem com o Árbitro Internacional Mauro Amaral, e, em 2010, foi dado o início ao Projeto Xadrez para Todos em Bom Jesus do Itabapoana-RJ.
Segundo Fabio, a inauguração do Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte, em 1°/05/2010, no Governo Adson, foi de enorme relevância. A partir de então, os árbitros de xadrez se revezavam nos dias da semana, dando assistência aos aprendizes e capacitando novos monitores de xadrez. A partir de 2012, ingressando na Prefeitura de Bom Jesus do Norte assumiu a responsabilidade da continuidade semanal do Clube. Como enxadrista, representou o município em vários torneios estaduais, tendo como melhores resultados o 4º lugar Estadual em 2013, no Xadrez Rápido e, também, em 2018, alcançando o 6º lugar no Absoluto Estadual.
O Curso de Arbitragem em 2010 foi fundamental para profissionalizar a sua trajetória enxadrística, pois conferiu ao mesmo o título de Árbitro da Confederação Brasileira de Xadrez - CBX.
Atualmente, Fabio leciona a Eletiva "Matemática nos Tabuleiros" na rede Estadual, no C.E. Luiz Tito de Almeida em Rosal.
Fabio coordena, ainda, o Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte, com sede na Biblioteca Romeu Couto, que está aberto à população, todas as segundas e terças-feiras, das 17h30 às 19h30. No referido município foi aprovada, recentemente, uma lei sancionada pelo prefeito Toninho Gualhano, que prevê que cerca de 250 crianças tenham aulas de xadrez, semanalmente, na Escola Antônio Honório.
Fabio faz questão de listar seus agradecimentos.
"Fica o agradecimento ao meu pai, Paulo Vargas, que me ensinou os primeiros movimentos no tabuleiro e, também, a todos que apoiaram a ideia desde o principio, entre eles os professores do Centro Educacional Novo Caminhar, ao Doutor Gino Bastos, à Silvia Elena Linhares que foi Secretária de Municipal de Educação, à ex-prefeita Branca Motta e, por último, agradecimentos à diretora Iracilda Viana e à coordenadora pedagógica Milene Batista, do C. E. Luiz Tito de Almeida".
Em 2022, o Professor Fabio foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Bom Jesus do Norte, com Voto de Aplauso, por sua atuação como professor e, em especial, no xadrez, em favor do desenvolvimento humano dos jovens estudantes.
O Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário