Foto: Silvana Rust.
A Corregedoria Interna da Polícia Militar excluiu 43 policiais militares da corporação após investigações da Operação Compadre, realizada em 2012. A decisão foi publicada na sexta-feira (21/2) no Boletim Interno da PM do Rio.
Os expulsos são suspeitos de terem cometido crimes de concussão (que consiste em exigir vantagem indevida em razão de função pública) e extorsão após cobrarem propina de comerciantes em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
Seis Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs) foram concluídos e, segundo apuração da Corregedoria, a atitude dos policiais prejudicava o policiamento na área do 14º BPM (Bangu). Com isso, deixavam de servir à população e ignoravam o combate ao transporte irregular de vans, kombis e mototaxistas.
A decisão foi tomada após os acusados serem submetidos a um conselho de disciplina, onde foi verificada a existência de fortes indícios que apontavam para práticas criminosas e graves transgressões disciplinares.
A "Operação Compadre" foi desencadeada em 2012 e contou com a participação de agentes da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança, da Corregedoria da Polícia Militar, além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.
Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário