Mosquito da Dengue/Divulgaão Ministério da Saúde.
O Estado do Rio de Janeiro confirmou mais de 6,6 mil casos de dengue no ano de 2015, o que representa um acréscimo de 600% em relação ao número de casos no passado. Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, lidera o ranking no interior do Rio, com 3,5 mil casos confirmados.
Carapebus, Rio das Ostra, Macaé e Iguaba Grande, na Região dos Lagos, também no interior, decretaram estado de risco. Na Região Serrana, Petrópolis registrou 122 casos em 2015, contra 11 em 2014. Em Teresópolis, 34 registros foram confirmados em 2015.
Em todo o estado, 20 mortes foram notificadas em decorrência da dengue hemorrágica, quase o dobro do ano passado. Duas em Campos, uma em Miracema e outra em Petrópolis.
Em Bom Jesus do Itabapoana foram confirmados 132 casos em 2015.
Microcefalia e zika vírus
O Estado do Rio registrou 23 casos de mircrocefalia, condição rara em que o bebê nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. As autoridades ainda investigam se os casos têm ligação com o zika vírus, doença que, assim como a dengue e a chikungunya, também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Ainda não existe vacina capaz de prevenir a infecção pelo vírus zika. A orientação é que as mulheres adiem a gravidez.
G1 Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário