Cerca de 50 moradores de Guaçuí estiveram presentes na reunião da Câmara Municipal, na noite desta segunda-feira (28) para apresentar um abaixo assinado que pede a diminuição dos subsídios dos vereadores de R$ 4,7 mil para R$ 1.760,00.
Segundo a representante do grupo denominado “Cidadãos Guaçuienses” e organizadora do manifesto, Jurema Herlayne, que é funcionária do Sindicato de Servidores Públicos de Guaçuí, foram recolhidas 2.102 assinaturas válidas pedindo a redução dos salários. O projeto de lei foi protocolado durante a sessão ordinária.
“Agora estamos aguardando a resposta do presidente da câmara que tem o prazo de cinco dias para nos dar um retorno”, disse Jurema.
O presidente da Câmara, Paulinho do Vitalino (PSDB), informou que ao acolher a proposta, teria prazo de 24 horas para ler o documento, mas em respeito ao grupo que organizou a campanha preferiu ler durante a sessão. “Agora o pedido de redução dos subsídios será encaminhado à procuradoria da Câmara para análise”, explicou.
Paulinho completou dizendo que, caso o parecer do procurador for favorável, o projeto de lei passará por avaliações das comissões de Justiça e de Finanças e Orçamento, para depois poder entrar na pauta de votação. Entretanto, caso não seja aprovado pela procuradoria, o pedido será arquivado.
Em resposta ao questionamento de um morador presente na reunião, o presidente da Câmara explicou que o vereador não trabalha apenas um dia por semana. Disse que, na maioria das vezes, o cidadão eleito passa a ser vereador 24 horas por dia. “Nosso dever também é fiscalizar, então todos os dias temos lugares a visitar para garantir o cumprimento daquilo que foi aprovado nas reuniões ordinárias. Trabalhamos uma vez por semana na sede do Legislativo, mas trabalhamos fora todos os dias”, destacou.
O valor atual dos subsídios dos vereadores segue o último reajuste, que aconteceu em 2012.
Aqui Notícias/Fotos: Danielle Muruci
Nenhum comentário:
Postar um comentário