Páginas

sexta-feira, 7 de julho de 2017

PONTE SOBRE O RIO ITABAPOANA COMPLETA 90 ANOS

Ponte em construção, 1927

Ponte de cimento após a inauguração
Inauguração da ponte sobre o rio Itabapoana, 09 de julho de 1927. Ao centro os presidentes Feliciano Sodré (RJ) e Florentino Avidos. Ponte de cimento após a inauguração
Quem atravessa a ponte sobre o rio Itabapoana, ligando Bom Jesus do Itabapoana (RJ) a Bom Jesus do Norte (ES), no centro, talvez não saiba, mas ela tem muita história para contar.

Há 90 anos, no dia 07 de julho de 1927, a ponte de cimento - um dos símbolos de nosso patrimônio histórico - ligando Bom Jesus do Itabapoana (distrito de Itaperuna, Rio de Janeiro) a Bom Jesus do Norte (distrito de São José do Calçado, Espírito Santo) foi inaugurada com a presença dos presidentes (Governadores) Feliciano Sodré (RJ) e Florentino Avidos (ES), ambos com grande comitiva.
Com 58 metros de comprimento e 7 metros de largura, via dupla, sua construção foi um marco no desenvolvimento das cidades, tendo sido iniciada em 1925, sendo o empreiteiro contratante da obra o engenheiro dr. Paulo Pereira Nunes, falecido em agosto de 1926 (2), e substituído por seu cunhado, dr. Alberto Couter Clark Filho.
Com bandeiras ornamentando a estrutura, a inauguração da Ponte foi motivo de festa e teve repercussão nacional. As cidades programaram vários eventos aos convidados, desde festa pública na praça Governador Portela a almoço, jantar, baile e visitas a instituições como o Colégio Rio Branco e o Hospital São Vicente de Paulo. A data marcou também, oficialmente, o início do funcionamento da rodovia de automóveis Bom Jesus - Calçado e Bom Jesus - Santo Eduardo. 
Hoje, com o passar dos anos, essa importante e nonagenária ponte encontra-se mal conservada, esquecida, resistindo impavidamente às cheias do Itabapoana e ao trânsito diário intenso de pessoas e veículos, necessitando mais do que nunca de ajuda e reconhecimento de seu valor histórico e sua importância estratégica para a união entre essas duas cidades irmãs.

Fonte: Espaço Cultural Luciano Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário