DIA DE CAMPO CULTIVO EMPRESARIAL DE FEIJÃO
Data: 18/08/2017 – 8:30min
Local: Fazenda Ilha da Saudade – BR 101, km 161 - Macaé
Cultivo empresarial de feijão é destaque em Dia de Campo em Macaé
Evento com a participação do secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, vai abordar as tecnologias para a produção do grão em larga escala.
A pesquisa agropecuária e suas tecnologias inovadoras, que transformaram nos últimos 30 anos a agricultura no Brasil, estão permitindo ao Rio de Janeiro, estado com limitações territoriais, produzir grãos em larga escala.
Nesta sexta-feira, a partir das 8:30min, o Dia de Campo sobre o cultivo empresarial de feijão, promovido pela Pesagro-Rio – empresa de pesquisa agropecuária, vinculada à secretaria estadual de Agricultura, na Fazenda Ilha da Saudade, de propriedade de B.J.Agropecuária, em Macaé, na Região Norte, apresenta resultados da produção do grão com plantio direto e técnicas ambientais sustentáveis.
O pesquisador da Pesagro-Rio, Benedito Fernandes Filho, explica que a produção de feijão no estado decresceu nas últimas três décadas, em virtude da inviabilidade econômica da lavoura para os pequenos cultivos.
- Além da agricultura familiar, o Rio de Janeiro também pode produzir grãos em escala empresarial em Regiões como os Vales dos Rios Macaé, São João, Una e Paraíba do Sul - frisou.
Durante o Dia de Campo, com a presença do secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, os participantes terão na programação visitas a experimentos e campo de produção e palestras com os temas “Experimentação com feijão e plantio direto”; “Fixação biológica de Nitrogênio na cultura do feijão” e “O manejo do solo e a agricultura conservacionista”.
Na Fazenda Ilha da Saudade, onde foram cultivados 200 hectares de feijão, com cultivares adaptadas para colheita mecânica, a produtividade alcançou 2.500 kg/hectare, enquanto no estado esse valor é de 1.000 kg/hectare.
Macaé é o maior produtor estadual de feijão. Segundo dados da Emater-Rio, no último ano, 43 produtores do município colheram 270 toneladas do grão.
Ascom
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário