Páginas

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

DRA. THÁBATA MOULIN ROSSI - RINOSSINUSITE NA CRIANÇA

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
O que é a Rinossinusite?
Inflamação na mucosa do nariz e na mucosa dos seios paranasais, que são uma espécie de "espaço no osso" existente nos ossos que ficam próximos ao nariz. Esses espaços devem estar livres de secreções, do contrário, haverá grande chance de infecção. 
Quais são os sintomas?
Obstrução nasal 
Tosse
Secreção nasal e também sentida na parte posterior da garganta. (Vem do nariz e passa pela garganta)
Dor ou pressão na cabeça, na maçã do rosto e até nos dentes.
Dificuldade de sentir os cheiros.
Atenção 
A sinusite não é causa de dor de cabeça em crianças menores de 7 anos de idade. Isso porque o seio frontal (que é um espaço contido no osso na região da testa) ainda não está formado. Ou seja, ele não existindo, não há como ter secreção e inflamação dentro dele.
O que causa a sinusite?
Vírus (causa mais frequente). Com resolução espontânea.
Alergia Em contato com os alérgenos (poeira, cheiro forte, cheiro de cigarro etc...) causa a inflamação. 
Alterações anatômicashá algumas alterações na estrutura do nariz que podem atrapalhar a passagem do ar e gerar rinossinusite de repetição, por exemplo o desvio de septo nasal. Há também alterações anatômicas que causam refluxo gastroesofágico e que, por este motivo, geram rinossinusite.
Bactéria a rinossinusite bacteriana geralmente se dá pela complicação das viroses de via respiratórias superiores (ou seja, acima do pulmão, lá no nariz, garganta etc...) e pela complicação das rinites alérgicas quando não tratadas corretamente. 
Vimos então que não são todas as rinossinusites que tratamos com antibiótico, pois antibióticos não matam vírus e nem acabam com a alergia. Se usados de forma indiscriminada causam MUITOS problemas
Qual o tratamento adequado?
Isso vai depender da origem, se é viral, bacteriana ou alérgica.
Se alérgica: tratamento para controle da alergia e também da "crise" (assunto à parte).
Se viral: uso de sintomáticos e aguardar o vírus morrer. NÃO USAR ANTIBIÓTICO.
Se bacteriana: Uso de antibióticos específicos para as bactérias causadoras e sintomáticos. No atual protocolo do tratado da sociedade brasileira de pediatria foi incluído o uso de corticoide tópico casal. 
Independentemente da causa lavar o nariz com soro fisiológico é MUITO bom.
A rinossinusite viral ou alérgica pode gerar a rinossinusite bacteriana?
Sim, geralmente é o que acontece. O processo inflamatório gerado pelo vírus ou pela alergia produzem secreção. Esta secreção ficando "parada" por muito tempo nos seios paranasais e no nariz leva à proliferação de bactérias, causando a infecção bacteriana. 
Quando devo suspeitar de rinossinusite bacteriana?
Secreção nasal, independentemente da cor, se presente há mais de 10 dias.
Secreção nasal que era de cor 
transparente ficar esverdeada ou amarelada.
Mau cheiro em boca e nariz.
Febre (não é tão frequente)
Tosse prolongada após um resfriado ou gripe.
Dor nos dentes. (menos frequente), ocorre mais nos casos complicados)
Dor de cabeça Só em crianças a partir de 7 anos aproximadamente.
Saída de secreção em olhos, pode até mesmo ficar inchado o local. (Não é tão frequente e é sinal de complicação)
Agora quero chamar a atenção pra uma questão SUPERIMPORTANTE
O diagnóstico é clínico, ou seja, através dos sintomas conseguimos diagnosticar!!Por isso é importante sempre fazermos uma série de perguntas durante a consulta 
A radiografia de seios da face NÃO pode e nem deve ser feita de rotina
A radiografia usada sem indicação traz riscos importantes a todas as estruturas contidas na cabeça, inclusive ao cérebro. 
Além disso esses exames de imagem não têm boa especificidade e sensibilidade. Isso significa que muitas pessoas sem rinossinusite terão suas radiografias alteradas. Isso leva ao tratamento desnecessário. E também uma parcela de pessoas que têm sinusite podem apresentar radiografia normal.
Inclusive tirando radiografia dos seios da face de crianças durante o choro uma grande quantidade dará o FALSO resultado de ter a sinusite. Novamente, levando ao tratamento desnecessário. 
Só pedimos radiografia nas dúvidas de diagnóstico (o que geralmente não ocorre), em casos de recorrência, em sinusites crônicas ou complicadas e em pré-operatórios. 
Espero ter ajudado novamente e por favor: O DIAGNÓSTICO É CLÍNICO, NÃO VAMOS PEDIR RADIOGRAFIA DE SEIOS DA FACE PARA DIAGNOSTICAR RINOSSINUSITE-exceto nos casos citados acima.
Divulgação

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário