RIO— Nesta segunda-feira, 17 municípios fluminenses receberam 61 profissionais participantes do programa Mais Médicos. Itaboraí, Angra dos Reis e Rio de Janeiro são alguns deles. Este último, receberá o maior número de reforços no área da saúde, 29 no total. Tratam-se de médicos formados no exterior, que fazem parte do edital mais recente do projeto, que fez a chamada de 1.400 brasileiros para atuar no país. No Rio, 623 médicos já fazem parte do Mais Médicos.
Os convocados chegam ao estado após passar o mês de setembro num processo de adaptação em Brasília. Participaram de oficinas temáticas como legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), código de ética médica e protocolos clínicos. Os selecionados também foram submetidos a uma avaliação de conhecimentos, obrigatória para a aprovação no programa.
Criado em 2013, o Mais Médicos têm buscado ampliar a participação nacional no projeto. Segundo Ministério de Saúde, em menos de um ano, aumentou em 44% o número de brasileiros no programa. Do total de médicos participantes, 47,1% são profissionais da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 45,6% brasileiros formados no Brasil ou no exterior e 4,16% são intercambistas estrangeiros. O Ministério da Saúde têm a expectativa de realizar quatro mil substituições de médicos cubanos por brasileiros em até três anos. Para o ministro da saúde Ricardo Barros, a expansão representa avanços.
— Tenho certeza que vamos oferecer mais qualidade na saúde e na atenção básica com a participação desses novos profissionais no programa Mais Médicos — ressaltou.
Confira a quantidade de profissionais destinada para cada município do estado:
Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Duque de Caxias, Laje do Muriaé, Maricá, Nilópolis, São Fidélis, São Pedro da Aldeia e Três Rios recebem um médico. Angra dos Reis, Araruama, Guapimirim, São João de Meriti e Sapucaia receberão dois médicos. Nova Friburgo terá quatro novos profissionais, Itaboraí, oito, e Rio de Janeiro, 29.
Fonte: Agencia O Globo/Portal do Holanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário