Com o reservatório baixo, a água não tem força para ir para bairros altos.
Em abril, o decreto de situação de emergência foi renovado.
Os bairros mais altos de Mimoso do Sul, na região Sul do Espírito Santo, estão sem água. Com o reservatório baixo, a água não tem força para subir e só chega de caminhão-pipa. O município decretou situação de emergência por causa da seca há meses. Em abril desde ano o decreto foi renovado.
Essa é a situação de pelo menos nove bairros na cidade. O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Mimoso do Sul, Alan Massini, diz que a consciência dos moradores é muito importante neste momento e que o desperdício e as ligações clandestinas têm multa prevista.
"Para abastecer Mimoso, a gente precisa de uma vazão de 80 litros por segundo. Com a captação do córrego Santa Marta, a gente está tendo em torno de 20 litros por segundo. A complementação está sendo feita na captação nova no Rio Muqui do Sul, lá, a gente consegue captar mais 50 litros por segundo, mesmo assim não chega necessário para abastecer os bairros mais altos", afirma.
O aposentado Elson Romero mora no bairro Medeiros, na região alta de Mimoso, contou que para que não falte água, ele está economizando. "Tem dia que você tem que lavar uma vasilha e deixa de lavar para deixar a água para outro dia para a gente seguir a vida".
A dona de casa Celina Martins, também moradora do bairro, encheu garrafas d'água para fazer uma oração. "Eu tenho fé, porque a gente já fez e a chuva veio".
O Saae pede que os moradores tirem fotos e denunciem os desperdícios de água. O telefone de contato é o (28) 3555-4921.
G1 ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário