Serviço começa a funcionar no Espírito Santo
A partir da próxima segunda-feira (18), os capixabas receberão alertas de desastres naturais por mensagens de texto no celular.
O serviço gratuito é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e a Anatel.
Os alertas envolvem avisos de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamento de terra, além de recomendações da Defesa Civil, que serão enviados assim que forem identificadas situações de risco.
Segundo o Ministério da Integração Nacional, o objetivo da iniciativa é orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados em situação de emergência. É preciso fazer um cadastro para receber as mensagens no celular.
O sistema, que já funciona no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, chega ao Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (18).
O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Élcio Barbosa, conta que em Santa Catarina, avisos de chuvas fortes ajudaram os moradores a sair de áreas de risco.
Cadastro
Para ter acesso ao serviço gratuito, os usuários precisam cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse, respondendo à mensagem SMS que será encaminhada pelas operadoras de telefonia móvel. A previsão é que o serviço seja levado para todos os estados brasileiros até o primeiro trimestre de 2018.
Gazeta Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário