Divulgação/Prefeitura de Campos
As Cidades do Norte e Noroeste do Rio terão o Dia D de vacinação contra a febre amarela neste sábado (27). Nenhum caso da doença foi confirmado nas duas regiões em 2018 e a dose da vacina não será fracionada.
Em todo o Estado do Rio, foram registrados 23 casos da doença neste ano, com oito óbitos, até a tarde desta quinta-feira (25). Os casos foram registrados em Valença (13 casos), Teresópolis (quatro casos), Nova Friburgo (um caso), Petrópolis (um caso), Miguel Pereira (um caso), Duas Barras (um caso), Rio das Flores (um caso) e Vassouras (um caso).
Em Campos dos Goytacazes, serão 12 polos pela cidade, com atendimento das 9 às 15h. A vacinação vai ocorrer nos seguintes postos: Centro de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde; Centro de Saúde de Guarus; CRTCA I; CRTCA II; Penha; Farol Lagamar; Morro do Coco; Tocos e UPHs de Travessão, Ururaí, Santo Eduardo e São José.
São Fidélis, cidade que teve um caso registrado em 2017, está com 70% da população imunizada, de acordo com dados da Vigilância em Saúde. Os moradores podem se vacinar em qualquer Unidade Básica de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, e também no sábado durante o Dia D.
Em São João da Barra, a população poderá se vacinar em 11 polos das 8h às 17h. As ações serão realizadas nas Estratégias de Saúde da Família e Unidades Mistas de Saúde do Centro, Atafona, Grussaí, Cajueiro, Barcelos, Palacete, Campo de Areia, Sabonete, Mato Escuro, Quixaba e Açu.
Em Quissamã, o trabalho será feito nas Unidades de Saúde da Família de Morro Alto, Santa Catarina, Alto Grande, Barra do Furado e Machadinha, das 8h às 13h.
Conceição de Macabu, que teve um caso em 2017, terá vacinação das 9h às 17h no Posto de Saúde Central, na Clínica da Família São Henry, e nas unidades do Programa Saúde da Família de Calçadinha, Macabuzinho, Rhódia, Vila Nova e Curato, além da Unidade Básica de Saúde de Vila São José.
Itaperuna vai contar com 21 locais de imunização. A vacinação será realizada das 8h às 13h no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Aeroporto, Aré, Boa Fortuna, Bom Ventura, Boa Vista, Carulas, Cehab, Costa e Silva, Fiteiro, Frigorífico, Guaritá, Horto Florestal, Nossa Senhora da Penha, Raposo, Retiro, São Francisco, São Manoel, São Mateus, Surubi e Venâncio.
Em Porciúncula, onde foram registrados dois casos no ano passado, a vacina estará disponível das 8h às 13h na Policlínica Municipal e nas Unidades de Saúde de Purilândia e Santa Clara.
Bom Jesus do Itabapoana teve um caso registrado em 2017 e vai contar com a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde de Santa Terezinha, Asa Branca, Lia Márcia, Pimentel Marques 1 e 2, Santa Rosa, Santa Isabel, Rosal e Carabuçu das 7h às 12h. A imunização vai ocorrer das 8 às 16h no Posto de Saúde do Centro .
Varre-Sai terá um local de vacinação, a Escola Municipal Carlos Magno Fabri Martins, das 8h às 16h. Em Santo Antônio de Pádua, a imunização será realizada no Posto de Saúde Dr. Eugênio Leite Lima, entre 8h e 17h. Em Miracema, a população poderá procurar o Centro de Imunização, das 8h às 16h.
Para esclarecer algumas questões, , o G1 consultou a Fiocruz, o Ministério da Saúde e especialistas.
A dose é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos. Idosos, devem apresentar autorização médica. Segundo os estudos mais recentes, uma única dose é suficiente para a proteção pelo resto da vida.
G1 Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário