Foto:Divulgação
O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, recebeu, na última semana, o certificado com o desempenho EXCELENTE do Programa Nacional de Controle de Qualidade patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).
Esta certificação confere conformidade a todas as atividades do PNCQ: melhoria dos processos internos; capacitação dos colaboradores; monitoramento do ambiente de trabalho; verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores; processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade, englobando materiais, produtos, processos e serviços.
Esse Controle Externo de Qualidade é constituído de uma série de amostras-controle que o PNCQ envia, mensalmente, aos laboratórios participantes como ensaio de proficiência, dentro de um kit controle elaborado de acordo com os termos contratuais, para que eles venham a conhecer a sua precisão e exatidão.
Desde a primeira avaliação, o Laboratório de Análises Clínicas recebeu a média de Excelência, ficando acima dos valores mínimos estipulados para a conquista da categoria. Para a instituição é a garantia do nível de qualidade do resultado, uma vez que um conjunto de requisitos são avaliados, como boas práticas laboratoriais, bons equipamentos e equipe qualificada para o desempenho da função.
Atualmente, o Programa Nacional de Controle de Qualidade tem abrangência também em outros países e fazer parte desse processo é muito importante para todos, tantos para nossos pacientes, quanto para a equipe do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella.
Stefany de Oliveira A. Ribeiro/Ascom
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário