Cerca de 80 quilos de pescado irregular, capturados durante período de defeso, foram apreendidos na manhã deste sábado (13), na Avenida Presidente Dutra, onde funciona a feira livre, no bairro Cidade Nova, Itaperuna. Policiais ambientais lotados na 3ª UPAm/Desengano, que já haviam deflagrado ação semelhante na semana passada, encontraram os peixes sendo vendidos por dois homens, de 46 e 63 anos, que apresentaram carteiras vencidas de pescador e nenhum documento válido que comprovasse a origem dos peixes – cascudo, traíra, tilápia, piau, grumatã e tainha – , que ficaram retidos e deverão ser doados à instituições da cidade. O caso seguiu para registro na 143ª Delegacia, onde a dupla prestou depoimento e responderá em liberdade por crime ambiental.
De acordo com os agentes, o período de defeso da piracema, segue até o dia 28 de fevereiro em todos os rios do Sudeste do país. A pena para o delito é de detenção de um ano a três anos ou multa, que varia entre R$ 700,00 a R$ 100 mil, ou ambas as penas cumulativamente. A 3ª UPAm lembra que a população pode ajudar a combater crimes ambientais, como a pesca predatória ou durante o período de defeso, denunciando a através do telefone do Disque Denúncia da unidade (22) 2561-3228.
Da redação da Rádio Natividade
Tantos crimes ambientais importantes acontecendo e a polícia preocupada em prender pescadores...PQP!
ResponderExcluirComplementando o comentário anterior: nunca vi ninguém ser preso por queimadas, e olha que esse sim, a meu ver é um crime ambiental grave.
ResponderExcluir