Lista traz o ABC Capixaba (Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado) e Alfredo Chaves, Águia Branca, Alegre, Atílio Vivácqua, Ibitirama, Marechal Floriano e Muqui.
A natureza e as paisagens de Alfredo Chaves, no Espírito Santo, atraem aqueles que preferem o sossego do interior à agitação das cidades litorâneas. Mas, há algum tempo, a cidade tem um motivo a mais para receber visitantes e novos moradores. Assim como outros nove municípios do Estado, Alfredo Chaves não registrou nenhum homicídio em todo o ano de 2017, segundo um levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
A lista de cidades sem homicídios no ano passado também tem Águia Branca, Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Ibitirama, Marechal Floriano, Muqui e São José do Calçado.
Para quem escolhe esses municípios para passear, até mesmo durante o carnaval, o motivo é quase sempre o mesmo: a tranquilidade e o sossego.
“O interior é sempre aconchegante, gostoso de passear aqui. É uma cidade que você pode vir tranquilo, que não vai ter problema”, disse o carteiro Max Delles.
Alfredo Chaves já ficou aproximadamente três anos sem registrar homicídios, entre 2011 e 2014. No ano de 2016 também não houve registro desse tipo.
Entre os moradores da cidade, o levantamento é motivo de orgulho. A rotina e os costumes na cidade giram em torno da confiança, segundo eles.
“A gente deixa carro aberto, chave no carro, o carro na rua. O portão da casa aberto, não tem problema nenhum” disse a fisioterapeuta Janaína Perugia.
Moradores da cidade há 45 anos, o casal Cerli da Silva e Candinho Fernandes acredita que o respeito entre moradores é um dos segredos para o índice. “A educação, a religião, a forma de acolher as pessoas”, disse Cerli.
Por G1 ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário