A terra tremeu na pequena cidade de São José de Ubá. É o que relataram vários moradores. O tremor teria ocorrido por volta das 19h desta quarta-feira (11). Alguns moradores também relataram terem escutado um estrondo.
“Eu estava deitado, de repente começou a tremer tudo e ouvi um forte barulho. Daí comecei a olhar os grupos [de whatsapp] da cidade que participo e várias pessoas estão comentando isso”, disse o jornalista Messias Lucas, morador de São José de Ubá.
Apesar dos relatos dos moradores, o Observatório Sismológico (SIS) da Universidade de Brasília (UnB) não registrou o tremor na região. Também não há registro de danos ou feridos em decorrência do tremor. O último sismo no Noroeste Fluminense foi em Natividade, de 2.2 graus de magnitude em 6 de julho do ano passado.
Caso semelhante de São João do Paraíso
Em março do ano passado a terra tremeu no Noroeste. Um forte estrondo seguido do tremor foi sentido em várias localidades, entre elas São José de Ubá. O epicentro do sismo, de 2.6 de magnitude, foi no distrito de São João do Paraíso, em Cambuci, onde alguns moradores relataram terem visto ainda um clarão no céu. A suspeita é de que um meteorito tenha caído na região.
Vale lembrar que a região não está situada próximo a qualquer falha geológica. Terremotos no Brasil são raros, mas pequenos abalos sísmicos são registrados com frequência em algumas áreas do país, como no Norte de Minas Gerais. Não é o caso do Noroeste Fluminense, que registrou oficialmente apenas dois sismos (São João do Paraíso e Natividade) nos últimos três anos, ambos na superfície terrestre.
As causas do tremor relatado pela população ubaense nesta quarta-feira e dois outros dois abalos na região permanecem um mistério.
Da redação da Rádio Itaperuna 96 FM – Fonte: Folha Itaocarense
Nenhum comentário:
Postar um comentário