Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2018

CÂMARA DE BOM JESUS DEVE VOTAR EMENDA PARA CONCEDER REAJUSTE AOS PROFESSORES  







                         28ª SESSÃO DO 1º PERÍODO ORDINÁRIO DA 18ª LEGISLATURA
O Presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, Léo Xambão (PTB), anunciou na Sessão Ordinária de quinta-feira (24/05) que a Casa pode ter uma reunião extraordinária para apreciar uma emenda à Lei nº 1.306. Segundo o Artigo 3° da mesma, os profissionais de magistério, além do pessoal do PELC e da Guarda Civil, não têm direito ao mesmo reajuste do funcionalismo público municipal.
De acordo com a lei, os professores têm regulamento próprio de vencimentos e carreira e não teriam direito ao reajuste de 7,64% que será concedido aos servidores da prefeitura em maio. A 28ª Sessão Ordinária do ano foi aberta pelo Presidente da Casa, que convocou o 2° Secretário Maycon Chaves (DEM) para a leitura da Ata anterior (aprovada por unanimidade).
Na sequência, o 1o. Secretário Zé Luiz (AVANTE) iniciou o Expediente, com ofícios do Executivo, convites e o relatório da Comissão de Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura da Câmara arquivando um processo que denunciava a prática de nepotismo na Secretaria Municipal de Saúde.
O 1o. Secretário também leu seis requerimentos, com destaque para moções de congratulação e aplauso (inspetor da 144ª DP Patrick Silva Azevedo, pelos serviços prestados à cidade) e de pesar (às famílias de Clarindo Rodrigues da Silva, Iara Correia dos Santos e do ex-vereador Ivan Linhares, pelo falecimento).
Os requerimentos são de autoria: Sérgio Crizóstomo (PRTB), Raphael do Ralph (MDB), Clóvis da Farmácia (PR), Toninho do Bar (PODEMOS) e Washtinho (MDB). Já na Ordem do Dia, o Presidente Léo colocou em votação as matérias que dependem de aprovação (aprovação unânime).
Logo depois foi franqueada a palavra. O primeiro a ir à Tribuna foi o vereador Waldeir Chrisóstomo (MDB), que falou da entrada em funcionamento de um reservatório de água para mais de 20 famílias no Bom Jardim, pediu melhorias nas estradas na região serrana e a atuação de uma retroescavadeira para limpar açudes na Serrinha.
O segundo a discursar foi Raphael do Ralph. Ele pediu a limpeza das margens de estradas no Mutum, cobrou o pagamento do pessoal que participa do PMAQ e protestou, com um bolo, dizendo que naquele dia se completava um ano sem respostas do Executivo a seus requerimentos.
Toninho do Bar também fez uso da palavra para dizer que não podia ficar 100% satisfeito com a limpeza do bairro Pimentel Marques porque o entulho gerado não foi recolhido, depois de uma semana do serviço. O vereador Zé Luiz também discursou falando de uma reunião do conselho do Fundeb e do Sindserv sobre o reajuste dos professores e da inauguração da fábrica de ração na Associação dos Produtores de Leite de Rosal.
Encerrando as falas, Léo Xambão informou que participou de uma reunião com o prefeito Roberto Tatu e cinco secretários onde o assunto do reajuste salarial dos professores foi discutido e que, mesmo alertado pelo pessoal da área financeira de que não é possível concedê-lo, o chefe do Executivo faz questão de que a categoria receba o mesmo aumento, já que a Educação é prioridade em seu governo.
Diante disso, o Presidente convocou os vereadores para uma reunião para avisá-los de que chegará uma mensagem do Executivo, que deverá ser votada em sessão extraordinária a ser marcada na próxima semana:
- Temos que resolver o assunto a tempo, pois não queremos atrasar o pagamento dos funcionários, declarou Léo Xambão.
Sem mais inscritos, o Presidente Léo convidou o vereador Zé Luiz para ler a moção de congratulação e aplauso, de sua autoria e de Fabrício Cadei, a José Luiz de Oliveira (Branquinho) por relevantes serviços prestados ao município. Depois foi anunciada para a próxima sessão (28/5) a leitura do voto e a votação do Processo n° 001/2018 da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.
Estiveram presentes ao Plenário: Léo Xambão (PTB), Zé Luiz (AVANTE), Maycon Chaves (DEM), Cherminho (DEM), Clóvis da Farmácia (PR), Fabrício Cadei (DEM), Raphael do Ralph (MDB), Sérgio Crizóstomo (PRTB), Toninho do Bar (PODEMOS), Waldeir Chrisóstomo (MDB) e Washtinho (MDB). 
Ascom/CMBJI

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário