Frequentadores da praia de Manguinhos, em São Francisco de Itabapoana, se surpreenderam com uma baleia morta na manhã deste sábado (21). De acordo com as testemunhas, o animal já estava em estado de decomposição avançado. Não se sabe por quanto tempo a carcaça do filhote de baleia Jubarte estava ali. De acordo com um pesquisador ambiental, o filhote mede cerca de 4,5 metros de comprimento. Não se sabe, por enquanto, o que provocou a morte da baleia.
Nas praias da região do Norte Fluminense costuma-se registrar situações parecidas. Só este ano, outra baleia apareceu morta na praia do Açu, em São João da Barra, em junho. Golfinhos e tartarugas também estão na lista de animais que surgem mortos ou feridos no litoral da região.
Profissionais que fazem parte da CTA-Ambiental, empresa que presta serviço à Petrobras no monitoramento de animais marinhos na costa de São Francisco de Itabapoana, fizeram vários procedimentos como medição e análise da carcaça do mamífero. A remoção da carcaça da baleia fica sob responsabilidade de órgãos ambientais da prefeitura.
Jornal Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário