Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2018

ES TEM A MAIOR INCIDÊNCIA DE DENGUE NO SUDESTE, SEGUNDO BOLETIM DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Aedes aegypti  — Foto: Pixabay/Divulgação

Foto: Pixabay/Divulgação

O Espírito Santo é o estado do Sudeste com maior incidência de casos de dengue, segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Os dados levam em consideração os casos de dengue a cada 100 mil habitantes registrados até o dia 27 de agosto de 2018.
Em 2018, já foram registrados 7.318 casos de dengue no estado. A incidência a cada 100 mil habitantes é de 182,2. O estado com menor incidência é São Paulo, com 29,2 casos a cada 100 mil habitantes.
Já em relação à febre de chikungunya, a incidência no Espírito Santo é uma das menores do Sudeste e do país. Em 2018, já são 557 casos - uma incidência de 13,9 por 100 mil habitantes.
No Sudeste, o Rio de Janeiro é o que tem maior incidência, com 184,5 casos a cada 100 mil habitantes.
O coordenador da Vigilância Ambiental do Estado, Roberto Laperriere Júnior, explicou que a alta incidência de dengue acontece porque o Espírito Santo possui a menor população do Sudeste. Segundo Laperriere, houve um aumento de 24% do número de casos de dengue entre 2017 e 2018, enquanto os casos de zika caíram 17%.
Ele explicou ainda que o governo do estado trabalha, junto com os municípios, em ações de monitoramento do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença.
"A gente implantou o monitoramento integrado do Aedes. São 6.300 armadilhas distribuídas em todos os 78 municípios do estado, onde a gente faz um monitoramento do mosquito adulto e acompanhamento viral".
Além disso, com a proximidade dos meses mais quentes e úmidos no Espírito Santo, a secretaria de Saúde vai intensificar as ações de mobilização contra o mosquito.
"Está prevista uma ação de mobilização nas escolas em outubro, junto com a Defesa Civil e secretaria de Educação. Também terá uma capacitação grande em novembro para os técnicos dos municípios sobre os procedimentos de segurança".

Com informações do G1/ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário