Reumatologia no tratamento
O que a maioria da população desconhece é que o médico reumatologista é fundamental para o tratamento de alguns sintomas de dengue, zika e chikungunya, já que estas doenças podem acometer as articulações. Conforme a médica reumatologista e presidente da Sociedade Catarinense de Reumatologia (SCR), Mara Suzana Cerentini Loreto, de Blumenau, o reumatologista é importante não só no período de tratamento, mas também na prevenção de síndromes crônicas que podem comprometer a qualidade de vida do paciente no futuro.
A também médica reumatologista e vice-presidente da SCR, Adriana Fontes Zimmermann, de Florianópolis, diz que geralmente o quadro de dor nas articulações melhora em algumas semanas, porém há casos em que a dor pode se tornar crônica, levando a lesões articulares irreversíveis se não tratadas adequadamente.
“O reumatologista pode atuar nos sinais e sintomas musculoesqueléticos mais intensos e persistentes, que não melhoram com analgésicos. O tratamento ocorre com medicamentos anti-inflamatórios e para controle do processo de artrite”, destaca a doutora Adriana.
Essas dores, segundo a vice-presidente da SCR, podem durar de alguns dias a semanas ou meses. No caso da chikungunya, o paciente pode desenvolver um quadro de artrite crônica, se não tratado adequadamente.
Alerta para os sintomas de cada arbovirose (dengue, zika e chikungunya)
Os sintomas dessas doenças, consideradas arboviroses, são muito semelhantes e requerem atenção, pois se não tratadas corretamente podem deixar sequelas ou até mesmo levar à morte. Conforme a doutora Mara, as arboviroses podem apresentar sintomas como febre alta, dor de cabeça, cansaço, manchas avermelhadas, dores no corpo e nas articulações. “É preciso atenção aos sinais do corpo e procurar o médico o mais rápido possível”, alerta a reumatologista.
Fonte: Fazer aqui noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário