A Prefeitura de Bom Jesus do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado de maneira intensa com ações que visam proporcionar melhor qualidade de vida a pacientes Insulino Dependentes - Pessoas com diabetes que fazem uso de insulina diariamente – Além da distribuição de aparelhos para medir o nível de glicose, seringas, lancetas e fitas testes, eles recebem também orientação nutricional e de manuseio dos instrumentos de aferição. Nesta terça-feira (18) o trabalho de orientação foi feito com os pacientes atendidos pela unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do centro da cidade, que atende a aproximadamente 4000 mil pessoas e conta com cerca de 30 pacientes Insulino Dependentes.
Os pacientes participaram de duas palestras com nutricionista, enfermeira e Agentes de Saúde. Com a nutricionista eles receberam informações sobre tipos de alimentação adequados para consumo, intervalos de tempo de consumo de alimentos, níveis de açúcar nos alimentos; o que deve ser evitado consumir, entre outros detalhes envolvendo a nutrição.
Scheila Guimarães, enfermeira, palestrante e coordenadora da unidade de ESF do centro, proferiu palestra voltada para a prática diária no manuseio dos materiais de teste e aplicação de insulina. Como aplicar a insulina, tempo de aplicação, partes do corpo que podem receber a insulina, descarte adequado de seringas e agulhas, manuseio do aparelho de medição de glicose entre outras informações. “ Os encontros são necessários, pois são oportunidades de tirar dúvidas importantes, tanto nutricional quanto de uso diário do medicamento e descartes das agulhas e seringas que devem ser devolvidas para a unidade para que sejam descartadas corretamente”, pontuou a enfermeira.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Azevedo, o trabalho de orientação dos Insulinos Dependentes é feito diariamente através dos agentes de Saúde, além dos diversos encontros promovidos pelas unidades, ocasião em que a secretaria disponibiliza os profissionais para orientar com objetivo de esclarecer o maior volume de dúvidas quanto nutrição e uso dos medicamentos.
Ascom PMBJN
Blog do Jailton da Penha JDP
Nenhum comentário:
Postar um comentário