A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, convocou uma reunião nesta terça-feira (14/02) para discutir estratégias de segurança durante os festejos de carnaval. Participaram representantes de órgãos públicos civis e militares, estaduais e municipais.
O encontro aconteceu no Gabinete do prefeito Paulo Sergio Cyrillo e reuniu os secretários municipais de Segurança (Fábio de Mello), de Saúde (Márcia Azevedo) e de Cultura (José Geraldo Morais); representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM), da Advocacia Geral do Município, do Conselho Tutelar, do Comissariado de Menores, além da juíza da 1ª Vara de Bom Jesus, Dra. Isabela Pinheiro Guimarães, que é responsável pelo Juizado da Criança e do Adolescente no município.
O prefeito abriu a reunião agradecendo a presença de todos, lembrou que a Festa de Agosto foi a primeira experiência em grandes eventos da GCM de Bom Jesus - devido à pandemia - e que não houve ocorrências mais graves. Entretanto, ele reconheceu que no carnaval é comum ocorrerem excessos no uso de bebidas alcóolicas o que pode causar problemas.
“Nossas secretarias estão totalmente integradas, mas em ocasiões como o carnaval precisamos unir as forças públicas em todos os níveis para a manutenção da ordem”, afirmou o prefeito.
Paulo Sergio falou sobre o Decreto nº 2070/2023 que disciplina a venda e o consumo de bebidas e o uso de fogos durante os festejos de carnaval. Todos os presentes concordam que, de forma alguma, deve haver a utilização de vasilhames de vidro, pois os mesmos podem causar ferimentos graves, acidentais ou propositais.
A reunião também foi uma oportunidade para troca de experiências e para esclarecer a função de cada órgão dentro de determinadas ocorrências, principalmente aquelas que evolvem menores de 18 anos. O secretária municipal de segurança, Fábio de Mello, destacou que o sistema de vigilância com câmeras tem funcionado com excelência e será aliado importante durante os festejos.
Já os representantes das polícias disseram que todo o efetivo estará em serviço, mas que o apoio da GCM será fundamental na vigilância do cumprimento do decreto editado para os dias de carnaval. Todos os presentes concordaram que, após os eventos, deverá haver a troca de informações para que haja aperfeiçoamento nesta integração, visando os próximos eventos no município.
Ascom PMBJI
Blog do Jailton da Penha
Nenhum comentário:
Postar um comentário