Páginas

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

SURTO DE CATAPORA DEIXA MIMOSO EM ESTADO DE ALERTA

Seis casos de varicela - doença viral popularmente conhecida como catapora - entre estudantes de Mimoso do Sul deixaram as equipes de saúde do município em alerta. Duas escolas onde ocorreram os casos precisaram passar por um protocolo de bloqueio para impedir o avanço da doença.
A catapora é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. É causada pelo vírus Varicela-zoster. A doença se manifesta com maior frequência em crianças. A característica principal são feridas avermelhadas na pele e coceira.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Eliédson Vicente Morini, o primeiro caso foi detectado no dia 4, quando a família de uma criança que estuda na cidade procurou um hospital particular fora de Mimoso do Sul.
“O hospital entrou em contato com nossa Vigilância Epidemiológica informando do caso desta criança que deu positivo para varicela“, explicou o secretário.
A partir de então foram surgindo outros casos. Até o momento, a prefeitura identificou quatro casos na escola estadual Monsenhor Elias Tomasi e duas em uma creche do bairro Funil.
De acordo com o secretário, ainda não é possível afirmar se o início do surto foi em Mimoso ou se começou em outra cidade. Ele explicou que alguns alunos da escola participaram de um campeonato em Guarapari, onde tiveram contato com outros estudantes.
Eliédson explicou ainda que assim que foram identificados os primeiros casos o município acionou a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, e entrou com o protocolo de bloqueio.
“Os alunos foram isolados, permanecendo em suas casas até o final do ciclo da varicela, sem contato com outras crianças. Iniciamos a conferência dos cartões de vacina nas escolas e nas residências com os agentes comunitários de saúde. Em seguida, iniciamos a vacinação de quem teve contato e estava dentro do protocolo para ser imunizado”, explicou o secretário.
Segundo ele, inicialmente o surto está controlado e desde que foi iniciado o protocolo de bloqueio não ocorreram novos casos da doença.

MimosoNews/DiaaDiaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário