Páginas

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZOU O TRADICIONAL DESFILE ESCOLAR DA FESTA DE AGOSTO

A Secretaria de Educação de Bom Jesus do Itabapoana realizou na terça-feira (15/08) o tradicional Desfile Escolar da Festa de Agosto. O evento aconteceu na Praça Governador Portela e reuniu 19 instituições de ensino, públicas e privadas, grupos musicais, além de forças de segurança civis e militares.
Além do desfile escolar, a população pode conhecer a nova frota de veículos e máquinas da prefeitura. Os equipamentos participaram de um desfile motorizado. A frota está avaliada em R$ 6 milhões e fica à serviço da sociedade bom-jesuense todos os dias.
Cada escola do município homenageou a cultura musical e as pessoas que contribuem ou contribuíram para a formação desta identidade artística no município. A Lira 14 de Julho de Rosal, patrimônio cultural do município, foi lembrada pela E.M. Sebastião Pimentel Marques pelos 101 de atividade.
A Marcha a Bom Jesus, composta pelo libanês Salim Darwich Tannus, bom-jesuense de coração, foi trazida pela Creche Tia Ângela. Já a E.M. Cid Bastos Borges homenageou todas as bandas escolares que fizeram parte de nossa história musical com a Banda Marcial Dr. Cid Bastos Borges da APAE.
Coube à E.M. José Bonifácio lembrar a canção “Rio de minha terra”, composta há cerca de 50 anos por Oliveiro Teixeira, Dona Zita e sua filha Ana Maria Teixeira Batista. A valsa é um tributo ao rio Itabapoana. O Grupo Musical Amantes da Arte mostrou todo seu talento com o tema “33 anos de resistência!”. O Colégio Santa Rita homenageou Santa Cecília, a santa cristã considerada a padroeira dos músicos.
O Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo veio com o tema “Bom Jesus, terra do piano” lembrando a importância de escolas como Conservatório Levi Aquino Xavier, Escola de Música Cristo Rei, Escola Musicarte e a JEMAJ Musical. A Creche Criança Feliz fez um tributo a Sebastião Ferreira, conhecido como professor Bastião. Ele chegou a Bom Jesus na década de 1940, sendo maestro da Lira Operária, além de lecionar música nas residências.
O Centro Educacional Batista destacou a importância dos corais sacros, já que canto coral incentiva a socialização e cria laços de amizade e respeito. O Jardim Nair Fasbender apresentou a história do Coro Acallanto, fundado em 1991, que deixou, além da saudade um acervo de muito conhecimento musical.
Seguindo no canto coral, o Colégio Euclides Feliciano Tardin homenageou o grupo infantil Os Colibris, que surgiu em 1988, chegou a ter 65 integrantes e atuou por 17 anos. Já a E.M. Otília Vieira Campos lembrou a importância da Cia Corre Coxia, grupo artístico irreverente, com 24 anos de estrada, e que esse ano apresenta o espetáculo romântico “Eu te amo”.
A Creche Tia Amélia Seródio Garcia entrou na avenida homenageando a Rádio Bom Jesus, que já apresentou concursos de calouros infantis, de adultos, das Rainhas do Rádio e um conjunto feminino que cantava e tocava num programa noturno. Hoje a emissora traz informação e as paradas de sucessos.
A E.M. Dr. Francisco Borges de Oliveira trouxe a memória da dupla sertaneja Baiano e Sereninho. João Nascimento e Manoel de Souza se uniram para cantar o sertanejo de raiz em 1971 e atuaram juntos por 33 anos, quando o primeiro faleceu. Sereno, aos 71 anos, segue hoje a carreira solo.
O carnaval também foi lembrado. A E.M. Mariquinha de Oliveira trouxe a história de rivalidade dos blocos Uriçu e Barra Pesada que, nos anos 1970 e 80, disputavam a preferência do público com animação, fantasias elaboradas e a mais encantadora rainha de bateria. O Colégio Estadual Padre Mello fez um tributo ao Maestro Áureo Nunes Fiori. Ele regeu a Lira Operária e Banda do Colégio Padre, sendo premiado em diversos Encontros Estaduais.
A Creche João Pires homenageou Paulo Tardin. Grande apreciador de música, ele ficou conhecido como Paulinho Discos e foi pioneiro como DJ em Bom Jesus. Seu slogan era “Paulinho e o som 2001 – A máquina de fazer bailes. Um sucesso repleto de música e alegria!”. A E.M. Olívio Bastos trouxe como tema o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal. O evento, que já é um dos mais importantes de música instrumental do interior do Estado do Rio, chega este ano à 13ª edição.
A E.M. Anacleto José Borges prestou homenagem aos cantores da noite saudando a todos os profissionais de música de Bom Jesus que tornam as noites mais alegres e emocionantes. A Creche Tia Belinha veio no Carro da Saudade para lembrar todos os músicos, cantores e instrumentistas que partiram e deixaram sua obra para impactar a memória do povo de Bom Jesus.
Além das escolas e colégios, também desfilaram em frente ao palanque das autoridades os integrantes de Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, os bombeiro mirins e os alunos da SALT.
Ascom PMBJI

Redação News BJI

Nenhum comentário:

Postar um comentário