Enquanto na Praça Governador Portela era instalada a Tenda Cultural, na Praça Amaral Peixoto ocorria a demolição privada do prédio do Aero Clube, que foi, por décadas, referência da própria Festa de Agosto.
Camões versejou certa vez, em "Os Lusíadas": "Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta". No caso de Bom Jesus, o valor mais alto que se alevantou foi o da aniquilação, o do arrasamento de um patrimônio histórico e cultural, no exato momento em que se celebrava a cultura na praça principal.
A história julgará os fatos e os agentes que atuam e atuaram através de ações e de omissões.
Por outro lado, deve ser assinalado que o padrão SESC de cultura, que estampou o título de "Tenda Cultural", na praça Governador Portela, tem uma peculiaridade própria. Um portal imponente, estruturas de propaganda imponentes, um palco imponente, som e luzes imponentes, shows imponentes, imponentes quantias de reais e o imponente título de "Tenda Cultural".
Muito mais significativo foram as atuações dos fazedores de cultura local, como o Grupo Musical Amantes da Arte, a Lira 14 de Julho, a Lira Operária Bonjesuense e os projetos Agente Mirim, Ciência na Praça e da FAMESC, assim como o desfile escolar.
Adilson Figueiredo, proprietário do Espaço Cultural Cafézin, e um dos gênios de nossa cultura, assinalou certa vez: "Uma coisa é a cultura de eventos, outra coisa é a cultura de raiz, que dá base à formação cultural do povo. A cultura de entretenimento é positiva, mas sempre se deve procurar equilibrar as ações, investindo-se também na cultura de base".
Em relação às atrações no Parque de Exposições Eurico Moreira, da CAVIL (Cooperativa Agrária Vale do Itabapoana Ltda), ocorreram os tradicionais concursos leiteiro e de marcha, parque de diversões, praça de alimentação e muitos shows. O rodeio retornou, após longo tempo de ausência.
A programação da Tenda Cultural, da Festa de Agosto e da Expocavil
Na sexta-feira, dia 4, o Grupo Musical Amantes da Arte abriu os festejos, seguido do cantor Daniel Monnerat e finalizando com o Grupo DiBobeira.
No sábado, dia 5, a programação teve início, à noite, com a Lira 14 de Julho, seguida da apresentação de Frejat.
No domingo, a programação noturna esteve a cargo de Biquini Cavadão.
Nos períodos do dia, houve a apresentação dos projetos Agente Mirim, Ciência na Praça e FAMESC.
No período da tarde de domingo, houve a Santa Missa pontifical e procissão da Festa do Senhor Bom Jesus Crucificado, acompanhada da tradicional Lira Operária Bonjesuense e, à noite, a Santa Missa solene da Festa Senhor Bom Jesus e Divino Espírito Santo, na Igreja Matriz.
Os festejos da Festa de Agosto e Expocavil ocorreram no Parque de Exposições da CAVIL, entre os dias 10 e 15 de agosto.
Os shows ficaram a cargo de Odair de Paula, João Lucas & Marcelo, Mumuzinho, Zé Neto & Cristiano, Matheus Fernandes, Imaginasamba e Júnior & Gustavo, entre outros.
O Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário