Uma caminhonete com placa de Bom Jesus do Norte (ES) foi flagrada, na manhã desta quinta-feira (20), circulando sobre a Duna Mãe, na Praia do Forte, em Cabo Frio — uma área de preservação ambiental onde o tráfego de veículos é terminantemente proibido. O local é considerado um dos principais patrimônios naturais da cidade e possui um ecossistema extremamente sensível.
O flagrante rapidamente repercutiu e motivou alertas ao INEA, à Prefeitura de Cabo Frio, à Guarda Municipal e à Guarda Ambiental, devido ao risco imediato de degradação da duna.
Ambientalistas e moradores destacam que a presença de veículos no local pode comprometer a estabilidade da formação arenosa, prejudicando espécies de plantas e animais que dependem daquele ambiente para sobreviver. Além disso, qualquer impacto físico pode levar anos para ser recuperado, dada a fragilidade do ecossistema.
O episódio acende um alerta importante para motoristas de todas as regiões, incluindo Bom Jesus do Norte: o respeito às áreas protegidas é essencial para a preservação ambiental e para evitar multas e responsabilizações legais. As autoridades de Cabo Frio investigam o caso.
Blog Redação News BJI
.png)

Que vergonha!
ResponderExcluir