Os desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) se reunirão no próximo dia 24 de novembro, às 13h, para votar a remoção de juízes pelo critério de antiguidade e merecimento. Ao todo, o edital oferece 45 vagas distribuídas entre comarcas da capital e do interior do Estado — entre elas, a 1ª Vara da Comarca de Bom Jesus do Itabapoana.
A recomendação dos candidatos será feita pelo Conselho da Magistratura no mesmo dia, às 11h. O edital nº 021/2025 foi publicado em 16 de outubro, e as inscrições se encerraram no dia 20. As desistências devem ser registradas exclusivamente no portal do TJ-RJ, na área destinada à Promoção e Remoção de Magistrados.
Em Bom Jesus do Itabapoana, a vaga foi aberta em razão da remoção da juíza Isabela Pinheiro Guimarães, conforme consta na Portaria MAG 089/2025. A remoção está classificada pelo critério de merecimento e a vacância foi registrada em 11 de agosto de 2025.
Além de Bom Jesus, outras comarcas do interior fluminense também terão movimentação no quadro de magistrados, como Porciúncula, São Francisco do Itabapoana, Itaperuna e São João da Barra.
A votação de remoção é um procedimento regular da Justiça estadual, permitindo que magistrados com tempo de serviço ou desempenho destacado possam se transferir para outras comarcas, conforme o interesse e disponibilidade de vagas.
Blog Redação News BJI


Nenhum comentário:
Postar um comentário