DOUTORA SIMONNE TEIXEIRA E O DOUTOR GINO BASTOS -ECLB.
ANDRÉ,JOÃO LUIZ CARREIRO E O DOUTOR GINO OBSERVANDO AS FOTOS DE 1998.
A FOTO DO FORNO COLONIAL DE CALHEIROS TIRADA EM 1998
O LOCAL DO FORNO EM 2014
A FOTO DO FORNO COLONIAL EM 1998 TENDO COMO REFERÊNCIA A PEQUENA ÁRVORE
A FOTO EM 2014 TENDO A MESMA ÁRVORE COMO REFERÊNCIA.
O LOCAL DO FORNO COLONIAL DO DISTRITO DE CALHEIROS.
JAILTON DA PENHA,DR. GINO BASTOS, CARLOS CAMARGO DRA.SIMONNE, ANDRÉ E JOÃO LUIZ EM CALHEIROS.
Na manhã deste sábado (6/9) visitou Bom Jesus do Itabapoana a convite do Espaço Cultural Luciano Bastos a Doutora Simonne Teixeira do setor de arqueologia da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense). Doutora em História e Doutora em Filosofia e Letras pela Universidade Autônoma de Barcelona na Espanha foi a Calheiros para observar o que restou do forno colonial.
Em 1998 ela esteve no Distrito Bonjesuense e fotografou o Forno Colonial, cujo registro consta no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1968 e uma publicação de um trabalho de sua autoria em 2005 sobre fornos coloniais, fez referência ao forno de Calheiros que segundo estudos é do século XIX.
O que a Doutora Simonne pode observar 16 anos depois da sua visita a destruição de importante peça da cultura do município.
Acompanhada do esposo o engenheiro espanhol Carlos Camargo ela fez um apelo para que se crie Leis Municipais que possam preservar o Patrimônio Histórico Municipal.
Presentes o Dr. Gino Bastos, André Luiz de Oliveira e João Luiz Carreiro que se comprometeu de conversar com o proprietário do terreno para que possa ser autorizado a identificação do local com placas e fotos alusivas ao Forno Colonial do Distrito de Calheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário