Apaixonados por cachaça, um grupo de amigos de São Paulo escolheu a bebida Reserva do Gerente, de Guarapari, como a segunda melhor do Brasil. Depois de um processo de seleção que passou por voto popular e apreciadores, os especialistas analisaram textura, cheiro e sabor e elegeram as 50 melhores da categoria.
A cachaça foi escolhida a 2ª melhor entre 50 participantes de todo o Brasil.O concurso ocorre há quatros anos e a votação teve início em setembro do ano passado. O objetivo do grupo é fazer um ranking de cachaças com diversos participantes para diferenciar das que já existem. Segundo o presidente da Cúpula da Cachaça, Milton Lima, o grupo surgiu em encontro e feiras realizados pelo Brasil. “Nunca tivemos um evento nosso, então nos reunimos aqui e acabou ocorrendo a primeira reunião”, contou.
Em uma prova às cegas, os degustadores especializados elegeram as melhores marcas do mercado brasileiro, entre brancas e envelhecidas. O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de janeiro, em Analândia, no interior de São Paulo. O resultado foi divulgado dia 28 de janeiro.
As 50 bebidas finalistas foram escolhidas dentro de um universo de 250 cachaças votadas pelo público, e produzidas no Rio Grande do Sul, Espírito Santos, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Ceará e Distrito Federal.
Os jurados avaliaram 13 quesitos como aspecto visual, olfato, aroma, gosto e conjunto da obra. A prova teve duração de dois dias. Confira o top 10:
Porto Morretes Premium (1º) de Porto Morretes (PR), Reserva do Gerente (2º), de Guarapari (ES), a Sanhaçu Umburana (4º), de Chã Grande (PE), a Reserva 51 (5º), de Pirassununga (SP), a Leblon Signature Merlet (6º), de Patos (MG), a Weber Haus Extra Premium Lote 48 (8º), de Ivoti (RS), a Da Tulha Carvalho (9º), de Mococa (SP), e a Anísio Santiago/ Havana (10º), de Salinas (MG) completam o top 10.
Folha da Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário