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quarta-feira, 20 de julho de 2016

OBRA NA RJ-186 SEGUE AVANÇANDO NO NOROESTE FLUMINENSE






O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) segue com o preparo de terraplanagem na Rodovia RJ-186 no trecho entre Santo Antônio de Pádua até o cruzamento com a BR-356 em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Desde o ano de 2011 em obras de estradas fluminenses, o asfalto-borracha está sendo utilizado na restauração de rodovias do estado. A intervenção na RJ-186 faz uso do produto, que tem durabilidade 60% maior do que o convencional e custo 40% mais baixo, para o processo de pavimentação.

A obra que compreende um trecho de 102 km entre Pirapetinga (Santo Antônio de Pádua) e Bom Jesus do Itabapoana, na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais – reúne, além da pavimentação, construção de acostamento, terceira faixa e alargamento. Os investimentos são da ordem de R$ 280 milhões.
- O asfalto-borracha é uma tecnologia já adotada na Europa e nos Estados Unidos. Com o asfalto tradicional, a restauração do pavimento deve ser feita entre oito e 10 anos, dependendo das condições de uso. Já com o asfalto-borracha de alta viscosidade, a durabilidade sobe para 20 anos. Além de ser mais econômica, essa tecnologia diminui o ruído produzido pela passagem dos veículos, beneficiando diretamente quem mora às margens da rodovia. O material chegou para ficar porque também é ecologicamente correto – disse o presidente do DER-RJ e responsável pela introdução do material no Rio, Ângelo Monteiro.

Com informações da Rádio Itaperuna Gospel FM – Fotos: Wagner Pereira Rodrigues

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