Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2018

CAPACITAÇÃO PARA A PREVENÇÃO, CONTROLE E VIGILÂNCIA DO “MAL DA VACA LOUCA”


Vinte profissionais do SERVIÇO de INSPEÇÃO ESTADUAL (SIE), lotados nos Núcleos de Defesa Agropecuária em todo o Estado do Rio de Janeiro, estão participando nesta terça e quarta feiras de capacitação para a prevenção, controle e vigilância do “Mal da Vaca Louca” (Encefalopatia Espongiforme Bovina) em matadouros e graxarias de bovinos.
No curso, realizado em matadouro inspecionado pelo SIE em Valença, a equipe recebeu treinamento teórico e prático para a coleta de material de risco específico para a doença.
Classificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como país de risco insignificante para o Mal da Vaca Louca, o Brasil há mais de 20 anos adota medidas de vigilância para a sua prevenção.
Em todo o território nacional é proibido o uso de proteínas e gorduras animais na composição de alimentos para ruminantes. No Estado do Rio de Janeiro, além das orientações sobre essa proibição, rotineiramente são feitas fiscalizações com a coleta de alimentos para investigar a presença de ingredientes proibidos na dieta dessas espécies. A legislação prevê sanções no caso do uso desses produtos.

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário