Divulgação
Dezesseis animais suínos foram apreendidos na tarde desta quinta-feira (12/07) durante operação realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em conjunto com a Defesa Agropecuária e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Campos. Os porcos eram criados sem qualquer controle sanitário, além de serem alimentados com lavagem e restos de produtos vencidos.
O criadouro, descoberto após denúncia, estava localizado nos fundos do condomínio Mondriand Life, na Avenida Alberto Lamego, numa área de muito mato. No local foi constatado pelos agentes enorme quantidade de lixo, recipientes plásticos cheios de água, gordura de porco, lavagem e embalagem de alimentos com data de validade vencida a muito tempo.
De acordo com a Vigilância Sanitária, esses animais eram destinados ao abate clandestino e comércio local. A ação contou com o apoio de uma retro-escavadeira para acessar o local, um caminhão para apreensão de animais, além das equipes técnicas dos órgãos envolvidos.
Alguns animais apresentavam ainda sinais clínicos de enfermidade e estavam enfiados na lama. O infrator, que não foi encontrado e nem identificado, agora será alvo de um inquérito afim de apurar sua identidade. A ele cabem ainda multas puniárias quando identificado.
Quanto aos animais, foram encaminhados para o matadouro de suínos mais próximos de Campos, que fica em Bom Jesus do Itabapoana, onde serão sacrificados.
A Defesa Agropecuária alerta ao consumidor para que somente adquira carne devidamente registrada que possua o selo do Serviço Oficial de Inspeção: Sim, SIE ou SIF.
Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário