Foto Arquivo do 5o. Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal.
Em sua rede social o ex-secretário de Cultura de Bom Jesus e idealizador do Festival de Rosal enaltece a alegria e o orgulho de ter criado em 2011 o Festival se Chorinho e Sanfona de Rosal, que hoje se desponta como um dos principais festivais do gênero em todo o país. O Festival de Chorinho em 2009, tendo sua primeira edição sendo realizada em 2011 na gestão da ex-prefeita Branca, quando autorizou o então Secretário e sua equipe a dar início ao projeto. E aquela idéia que começou modesta, debaixo de chuva e com apenas 150 expectadores, chega a sua 8ª edição com status de Festival Nacional.
Rosal já é considerada pelos próprios artistas do meio como a capital nacional do choro, e o evento é realizado desde sua 5ª edição sob a chancela do Sesi Cultural, do Sistema Firjan. Assim escreveu Savinho em sua rede social.
“A cada ano renova o orgulho de um dia ter acreditado que era sim possível fazer acontecer! Após 8 anos de sua criação, o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal se consolida como um dos mais importantes projetos de resgate da cultura do Choro me Sanfona do Estado do Rio, e Rosal já é considerada pelos próprios artistas do meio como a “capital” nacional do Choro, palavras de nada mais na da menos que Hamilton de Olanda na 5ª edição.
Iniciar não foi fácil, foram muitos “nãos”, até piada alguns descrentes faziam. Mas o “sim” das pessoas certas fizeram essa história acontecer!
E você que acreditou, sinta o mesmo orgulho por ter contribuído e tornado real um sonho de muitos. Valeu a pena acreditar! Sejam bem vindos ao Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal.”
É importante mencionar que o Festival foi lapidado por várias cabeças pensantes e que acreditaram desde o início que era possível realizar. Essas pessoas nunca deixaram de apoiar e lutar pelo resultado que vemos hoje. Listo algumas delas: Martinha que era Diretora de Cultura na época, grande guerreira que não deixava a peteca cair nunca; o saudoso Funnmil e João Mulinha como dois dos maiores entusiastas, junto com Petrônio Figueiredo, Guido Nunes e Miguel Motta, sempre no comando das ações locais; Dr Pablo e Dr Nino também grandes incentivadores :Marcelo do Cavaco, Sandro R e Maurício Ferraz que atuaram logo em 2009 colaborando na confecção de um projeto de tentativa de captação de recursos: Gean Curcio que fez a primeira logomarca. Todos os secretários municipais à época que não mediram esforços para ajudar de todas as formas; colaboradores voluntários e comerciantes locais; população de Rosal que abraçou a idéia; Marcelo Lopes, Dedéia, Família Vargas, Carmélia e Lalado por acreditarem e apostarem no projeto; casas que abriram para hospedagem; Mirela Ourique e família; Sistema Sesi através de Olga Acosta, Luigi, Antenor e o ex-Presidente Boechat por terem acreditado na proposta; e a Prefeita Branca por ter dado o seu SIM enquanto Prefeita Municipal, peça fundamental para que hoje tudo isso fosse possível. Enfim, a cada pessoas que de alguma forma incentivou, ajudou NE que por descuido eu possa ter esquecido de mencionar, finalizou Savinho.
Blog do Jailton da Penha JDP
Tiremos o chapéu para o Savinho.
ResponderExcluir