Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

VOTO BIOMÉTRICO SERÁ REALIZADO NO ABC CAPIXABA E EM MAIS 35 MUNICÍPIOS DO ESPÍRITO SANTO; CONFIRA

Quase metade dos cidadãos do Espírito Santo aptos a votar neste ano vai exercer o seu direito ao voto por meio do sistema biométrico. Dos 2.754.728 eleitores constantes no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), 1.249.411, ou seja, 45,36% fizeram o cadastro biométrico. Nas 38 cidades (em 2016 foram 33) onde o sistema será utilizado quem não fez o cadastramento enfrentará problemas.

“O eleitor que mora em uma cidade onde a biometria é obrigatória (por exemplo, Vila Velha) e não tiver feito o recadastramento corre o risco de ter o seu título cancelado e de não conseguir votar nas eleições”, esclarece o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-ES, Danilo Marchiori.
Segundo a Justiça Eleitoral, o sistema biométrico é mais seguro porque, além da identificação do eleitor por meio de um documento oficial, é feito o reconhecimento da sua impressão digital quando ele insere o dedo em uma máquina. Somente após a confirmação dos dados, o eleitor é liberado para ir até a urna. Depois de votar, recebe o documento de volta e o comprovante de votação.“Vamos conseguir confirmar se o eleitor é aquela pessoa que compareceu no cartório eleitoral para o cadastramento. Isso impede eventuais tentativas de fraude, como um eleitor se passar por outro e até um erro do mesário de liberar a pessoa errada na hora de votar. Então a biometria também impede algum erro de operação da urna eletrônica”, explica Marchiori.
O procedimento de identificação biométrica poderá ser repetido por até quatro vezes. Caso não seja possível a identificação por meio da biometria, o presidente da mesa deverá conferir se o número do título do eleitor digitado no terminal do mesário corresponde com o documento e, se isso for confirmado, indagará ao eleitor o ano do seu nascimento e digitará no terminal do mesário.
Se coincidirem as informações, o eleitor irá assinar o caderno de votação como numa eleição sem biometria, o mesário usará sua impressão para autorizar o eleitor a votar e deverá relatar o fato na ata da mesa receptora. Além disso, o eleitor será orientado a comparecer posteriormente ao cartório eleitoral para verificar problema na identificação biométrica.
Como fazer a regularização? 
Quem não fez o recadastramento no prazo só poderá regularizar sua situação a partir de novembro, quando os cartórios eleitorais voltarão a fazer os serviços tradicionais. Será preciso levar o título de eleitor, documento oficial e comprovante de residência dos últimos três meses. Para saber se seu título está regular, basta acessar a página do TRE-ES, clicar em “Situação Eleitoral” no canto esquerdo da tela, inserir os dados e realizar a consulta.
Cidades que terão votação biométrica neste ano
Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Anchieta , Apiacá, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul , Mucurici, Muniz Freire, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Fonte: Web Ales

Nenhum comentário:

Postar um comentário