Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOM JESUS DO ITABAPOANA SOBRE MEDICAMENTOS

A Secretaria Municipal de Saúde informa aos cidadãos bom-jesuenses que está realizando uma revisão em todos os processos de fornecimento de medicamentos.
Diante disso, estamos solicitando a atualização de alguns dados, dentre eles a entrega de laudo médico e receituário atualizados.
Esses cuidados não visam apenas corrigir algumas distorções apontadas na revisão, mas também proteger os cidadãos, visto que o uso incorreto de medicamentos pode causar sérios riscos à saúde do usuário/paciente.
Importante destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 50% dos pacientes utilizam os medicamentos de forma incorreta, causando sérios problemas de saúde pública em todo o mundo.
A solicitação dos documentos e laudos visam garantir o fornecimento eficiente e correto da medicação, tendo em vista que vários processos são antigos e a situação e/ou doença pode ter sido alterada (aumento ou diminuição da dosagem, troca de medicamentos, cura e etc.).
A título de esclarecimento, podemos destacar algumas distorções que podem (hipoteticamente) ser encontradas:
1. Medicamento indicado para uso durante a gravidez e amamentação, mas que continua sendo solicitado mesmo após os eventos mencionados;
2. Medicamento controlado que não pode ser entregue sem a apresentação de receita médica (alguns, inclusive, necessitam da retenção da receita);
3. Paciente (falecido) que a medicação era retirada por terceiros e estes últimos não pediram baixa e continuam retirando os medicamentos;
4. Medicação e/ou insumos (leite, suplementos, fraldas, etc.) com indicação infantil, mas que continuam sendo solicitadas mesmo já tendo o paciente mudado a sua condição de criança para adolescente/adulto;
5. Paciente que já foi curado, mas que continua a retirar a medicação;
6. Cidadãos/pacientes que se mudaram para municípios vizinhos, mas que ainda solicitam os medicamentos na farmácia de Bom Jesus - RJ, entre outros.
Por fim, destacamos que o serviço de OUVIDORIA SUS (telefone 3833-9660) desta secretaria está sempre a disposição para garantir o melhor atendimento aos nossos usuários.
Secretaria Municipal de Saúde - BJI

Blog do Jailton da Penha JDP

Um comentário:

  1. Já que estão dizendo que querem melhorar o atendimento na saúde deveriam treinar os funcionários pois tem muitos que trabalham à anos e não sabem dá informação nem orientar quanto aos processos. Minha madrasta é portadora de uma doença mistenia gravis e estamos desde Janeiro aguardando um parecer pra ela ganhar o remédio e Até hoje nada tivemos que procurar o forum, uma vergonha.

    ResponderExcluir