Lotes foram recolhidos em 13 Estados; a quantidade tirada do mercado no ES não foi revelada pela BRF
A empresa brasileira de alimentos BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, anunciou na manhã desta quarta-feira (13) o recall de 464,3 toneladas de frango in natura no mercado nacional produzidos na planta de Dourados, no Mato Grosso do Sul (Sul). Os produtos foram comercializados em 13 Estados, incluindo o Espírito Santo.
Em testes laboratoriais realizados pela própria companhia, a empresa identificou potencial risco da presença de Salmonella enteritidis na produção dos dias 30 de outubro e 5, 6, 7, 9, 10 e 12 de novembro de 2018, e com carimbo de inspeção do S.I.F. 18. Questionada sobre a quantidade apreendida em no Espírito Santo, a empresa declarou que ainda não tem o número parcial.
Já estão sendo recolhidos do mercado nacional coxas e sobrecoxas sem osso, meio peito sem osso e sem pele (em embalagens de 15kgs), filezinhos de frango (embalagem de 1kg), filé de peito (embalagem de 2kg) e coração (embalagem de 1kg).
"A presença da Salmonella enteritidis foi confirmada em uma parte das análises realizadas em produtos fabricados nas datas envolvidas no recall. Mas com base no princípio da precaução e na orientação das autoridades, a BRF está fazendo o recolhimento de tudo o que foi produzido em Dourados nas datas acima citadas, independentemente da positividade confirmada", informou em nota.
Por fim, a empresa informou que, caso os alimentos não sejam completamente fritos, cozinhos ou assados e manuseados conforme instruções de uso nas embalagens, a Salmonella enteritidis representa risco à saúde, podendo causar infecção gastrointertinal, cujos sintomas mais comuns são: dores abdominais, diarreia, febre e vômito.
Gazeta Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário