Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

HISTÓRIA DO NOSSO FUTEBOL: O TRÁGICO

A imagem pode conter: 10 pessoas, atividades ao ar livre
Santa Isabel F.C- Time de 1963- Em pé: Chupeta (Massagista), Jorge Rodrigues, Vazinho, Heleno, Sebastião Quintal, Amaro Rosa, Paulinho Salvador, Geraldo Penha e Doni. Agachados: Giló, Sebastião Madureira, Brandãozinho, Laerte, Ari Matéia, Antonio Carlos e Veijão.Mascote:Gilberto Couzzy
O Campeonato Municipal em vista, o ano de 1963, o Santa Isabel F.C marcava amistoso para preparar a equipe para a competição já que buscava um título inédito e o pior era saber que o seu principal rival o Santa Maria F.C já tinha conquistado três títulos seguidos, era Tricampeão Bonjesuense. Vários jogos e o time base era: Jorge Rodrigues, Vazinho e Paulinho. Sebastião Quintal, Veijão e Doní. Acir ou Heleno, Sebastião Madureira, Brandãozinho, Laerte ou Antonio Carlos e Jiló.
Jogos realizados contra o Goytacaz e Municipal (Campos dos Goytacazes), Tombense Tombos-MG e Nacional de Muriaé-MG.
A LBD (Liga Bonjesuense de Desportos) marca o Torneio Início para o dia 04 de agosto /63. Os clubes participantes: Santa Isabel, Santa Maria, Olympico, Italva, Liberdade, Rosal e Cimento Paraíso. 
O Santa Isabel vai a campos com um time misto: Jorge Hilário, Zezinho Rato e Paulinho Salvador. Fifiu, Amaro e Helinho. Antonio Macarrão, Glecy, Mauro e Zé gaspir.
O time principal excursiona a Muriaé-MG, pagando o amistoso que aconteceu na Usina no Estádio Jorge Pereira Pinto com a vitória do time da Zona da Mata Mineira quebrando a invencibilidade do Santa Isabel e vencendo pelo placar de 2 a 1. Nesse jogo em Minas houve empate em 0 a 0.
Usando diversos carros na excursão, na volta a quatro quilômetros de Bom Jesus do Itabapoana um carro no sentido contrário foi de encontro com o Jipe dirigido pelo Veijão (Maurílio Barroso) , que ao desviar do veículo, cujo motorista foi identificado por ‘Filinho’ em total estado de embriaguês, caiu num precipício ao chocar com aquele veículo que resultou na morte do excelente atleta, Veijão, com ferimentos gravíssimos no massagista Antonio Albano, o Antonio Chupeta, ferimento leves nos demais passageiros: Brandãozinho, Gato, Antonio Carlos e José Carlos Tibô. O motorista causador da tragédia fugiu do local.
Os funerais de Veijão comoveu toda Bom Jesus e o vale do Itabapoana. No dia 05 de agosto de 1963, às 15 hor4as no Cemitério Municipal, inúmeras coroas, numeroso acompanhamento. Os atletas do Santa Isabel, Santa Maria e Liberdade, todos uniformizados prestando ao colega tragicamente desaparecido as suas última homenagens.
A LBD como todos os Clubes filiados se fez representar. Foi decretado pela Entidade luto oficial de 15 dias. Veijão participara de diversos jogos pela Seleção Bonjesuense.
O massagista Antonio Albano, o Antonio Chupeta, que apesar da sua resistência física, ficou em estado grave por 23 dias no CTI do Hospital São Vicente de Paulo vindo a falecer no dia 27 de agosto.
Extraído do livro: Santa Isabel, Uma Paixão em Azul, Vermelho e Branco.

Blog do Jailton da Penha JDP

Nenhum comentário:

Postar um comentário